6 dicas de como estudar para concursos públicos com questões

Hoje vamos te contar como a resolução de questões é um método eficaz de estudo para concursos, mostrando inclusive qual é o melhor site de questões para concursos.

Aprender como funciona o estudo por questões é um método muito eficiente, já que você exercitará ainda mais o cérebro durante a resolução das perguntas. E, por consequência, amplificará a sua capacidade de memorização.

Isso acontece porque, ao usar as técnicas para resolver questões de concurso, você ativa ainda mais o hemisfério esquerdo do cérebro. Esse lado também é chamado de “cérebro acadêmico” e é caracterizado por ter áreas responsáveis pelo raciocínio lógico, fala, matemática, linhas e afins.

Além do mais, quando você resolve uma questão, percebe quais conteúdos são recorrentes e têm mais chance de serem cobrados novamente. Logo, acaba prestando mais atenção e retém melhor as informações.

Ao  estudar para concursos públicos é preciso levar em conta quais são os melhores sites de questões de concursos. O recomendado é que você procure por uma opção de site de questões para concursos que ofereça questões comentadas de concurso público e também questões resolvidas de de concurso público.

Porém, para que o método de estudo por questões de concursos públicos seja eficiente, é necessário ter em mente alguns hábitos e posturas. Só assim você poderá driblar erros e potencializar o seu percentual de acertos.

Pensando nisso, separamos 6 dicas de como estudar para concursos públicos com questões, confira a seguir!

6 dicas de como estudar para concurso com questões

1. Assinar um site de questões

O primeiro passo para estudar com questões para concursos públicos é fazer a assinatura de um site de questões de concursos públicos. Essa ferramenta é fundamental para aperfeiçoar o seu conhecimento e destreza para as provas.  E quais são os melhores sites de questões para concursos? Entre os principais existentes temos o TEC Concursos; o QConcursos e o Aprova Questões.

Podemos afirmar que o Aprova Questões é o mais completo, pois oferece milhares de questões de diversas disciplinas, divididas por banca, órgão, cargo, disciplina, assunto, prova, área de formação, modalidade, ano e nível de escolaridade. E além disso, boa parte do acervo possui respostas em vídeo com explicação de professores especializados em cada área.

Em geral, a maioria dos sites dedicados às questões de concursos públicos oferecem uma semana gratuita de testes. No caso do Aprova Questões esse período grátis é de 30 dias! Então, aproveite esse período e verifique a efetividade do site para uso nos seus estudos.

2. Escolher as questões que você vai resolver

Fique sabendo que não basta resolver qualquer questão de concurso público, é necessário que as perguntas sejam do perfil da banca do seu certame. Então, resolva questões desenvolvidas pela banca, preferencialmente as mais recentes e de certames dos últimos anos.

Por exemplo, a disciplina de contabilidade é uma das que passou por grandes mudanças de 2009 para cá. Por isso, é arriscado fazer questões de anos anteriores a esta data.  E ainda, a Língua Portuguesa passou pela Reforma Ortográfica em 2008, então é preciso ficar atento com essas mudanças.

Além da banca do concurso que você pretende fazer, também é interessante resolver questões de concursos públicos de outras bancas renomadas. Recomendamos que procure questões do Cebraspe (antigo Cespe), Fundação Carlos Chagas (FCC) e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em geral, essas três bancas têm questões de concursos públicos mais bem elaboradas e que exigem mais conhecimento. Portanto, elas vão exigir mais do seu repertório para encontrar a resposta certa e, consequentemente, você ficará mais bem preparado.

3. Marcar as questões que você errou

O interessante de saber como estudar por questões de concursos públicos é que essa é uma estratégia eficiente, porque assim fica muito mais fácil de você identificar seus erros e corrigi-los.

Por esse motivo, depois de resolver os exercícios, confira quais você errou e marque para poder tentar novamente em um futuro próximo. Também sinalize as que você acertou, mas que teve mais dificuldade para resolver.

É importante destacar que ao analisar seus erros e dificuldades, você vai acabar entendendo melhor quais são suas dúvidas e poderá saná-las para que a falha não volte a acontecer, principalmente na hora da prova do concurso.

4. Controlar o seu percentual de acertos

Você pode usar a funcionalidade do site de questões que assinou ou montar uma planilha do Excel ou até mesmo à mão em um caderno. O essencial é ter um controle do seu percentual de acertos, para você saber no que é preciso melhorar para alcançar a aprovação.

Para saber qual é um bom índice de acertos, procure a nota do último colocado no último concurso. A partir disso, o seu percentual de acertos sempre deve ser um pouco acima dele. Afinal, o próximo edital pode não trazer um número grande de vagas e a concorrência pode ser ainda mais acirrada.

Além disso, considere também que o seu percentual de acertos em casa provavelmente será melhor que no dia da prova. Quando você resolve questões de concursos públicos nesse ambiente, está em condições mais favoráveis: sem estresse, em uma cadeira confortável, descansado e bem alimentado.

Mas, na hora da prova há o nervosismo habitual, você pode não ter dormido bem , o tempo é contado, a carteira é pequena e desconfortável, entre outros fatores que podem acabar sendo prejudiciais. Logo, se em casa você está chegando em 80% , provavelmente fará em torno de 70% na prova.

5. Conhecer suas dificuldades

Ao usar o método de estudo por questões você acaba também conhecendo quais são os conteúdos em que o seu percentual de acerto é menor. Por exemplo, pegando aqueles 80% de acertos, é preciso identificar quais conteúdos contribuíram para os 20% de erro.

Se você fez uma prova de língua portuguesa com 20 questões e acertou 15, verifique quais são os assuntos dessas cinco que errou. Os assuntos podem ser crase, pontuação, concordância, verbo, entre tantos outros. Então, anote essas falhas para intensificar os estudos, seja com videoaulas, materiais em PDF e, é claro, mais questões de concursos.

6. Não estudar apenas com questões de concursos públicos

Resolver questões de concursos públicos é a principal estratégia para um estudo de alta performance. Porém, esse método tem hora certa para ser implementado. Para você conseguir resolver as questões, é  preciso antes saber a teoria, pois ela envolve mais conteúdo do que os exercícios. Portanto, busque por questões de concursos públicos após ter estudado a teoria com muita atenção.

Deixe seu Comentário