8 dicas de preparação para o CFC para você ser aprovado

A preparação para o Exame CFC é essencial para quem quer ser aprovado de primeira. Pensando nisso, hoje trouxemos 8 dias que vão te ajudar nessa etapa e fazer com que você conquiste a sua aprovação, podendo atuar como Contador ou Contadora.

Saiba tudo sobre o Exame CFC

Antes de mais nada, essa dica é muito importante. Mesmo antes de começar a preparação, você precisa saber o que é cfc.

O Exame de Suficiência realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, é a avaliação a que precisam se submeter os bacharéis e alunos do último ano letivo da graduação do curso de ciências contábeis no Brasil.

De acordo com a Lei 12.249/2010, a aprovação nesse exame é obrigatória para que esses profissionais possam requerer o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e com isso, possam exercer a profissão de Contador.

Desde sua criação, o CFC já certificou mais de 189 mil profissionais da contabilidade a exercer a profissão. O objetivo é que os candidatos comprovem os conhecimentos que foram adquiridos durante o curso.

O Conselho Federal de Contabilidade divulga dois editais por ano. Então, se você quer fazer a prova, fique atento as datas divulgadas pela instituição.

Mas se a sua dúvida é quanto tempo dura o cfc, precisa saber que não existe um prazo de validade do Exame.

Após a aprovação, você deve entrar em contato com o Conselho Regional da sua cidade para efetuar o seu registro profissional. A documentação exigida pode variar de acordo com a regionalidade, porém, alguns deles fazem parte de uma lista básica. Confira:

  • 1 foto 3×4
  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do RG, CPF e comprovante de regularidade com o serviço militar
  • Original de cópia da certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de endereço
  • Pagamento de anuidade

O registro no CRC é válido em todo o Brasil?

Uma dúvida muito comum entre muitos profissionais que já possuem o registro junto ao CRC é saber se ele é válido em todo o território brasileiro. E neste post responderemos tudo sobre o assunto.

Bom, digamos que você tenha sido registrado junto ao Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro. Então você está habilitado a exercer a função no estado em questão. Mas calma, isso não quer dizer que, caso você consiga um emprego em outra unidade da federação precisará passar por um novo Exame de Suficiência.

Nesse caso, será necessário comunicar ao CRC de origem sobre a necessidade de atuar em outra localidade e pronto. Seria o equivalente a um registro secundário, que pode ser solicitado com facilidade no site do próprio Conselho. Mas claro, esse procedimento é válido apenas para aqueles que já foram aprovados no Exame e, consequentemente, possuem sua certificação.

Antecipe seus estudos

Mesmo antes de se inscrever para fazer o Exame CFC, você pode começar a sua preparação. E para te ajudar nessa fase, trouxemos todos os conteúdos que podem cair na prova. Conhecendo os assuntos, você consegue sair a frente na sua preparação e dar um passo rumo a aprovação.

A prova que os bacharéis e estudantes realizam é composta por uma avaliação objetiva de múltipla escolha, que contém os conteúdos programáticos desenvolvidos no decorrer do curso de graduação de Ciências Contábeis.

Segundo o edital, as 50 questões das provas exame CFC são distribuídas entre as disciplinas de Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Contabilidade Gerencial, Controladoria, Noções de Direito e Legislação Aplicada, Matemática Financeira e Estatística, Teoria da Contabilidade, Legislação e Ética Profissional, Princípios da Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade, Auditoria Contábil, Perícia Contábil e Língua Portuguesa Aplicada.

Cada questão vale 1 ponto e para ser aprovado no Exame CFC, o candidato precisa, no mínimo, acertar 25 questões da prova, que totaliza 50% de acertos.

Faça um curso preparatório para o  Exame CFC

Estudar com um preparatório exclusivo para o Exame CFC é essencial para quem busca a aprovação.

Algo que tem causado muita preocupação nas últimas edições não é o número de aprovados, mas sim o número de reprovados. No primeiro exame realizado em 2018, dos 48.679 mil inscritos, 30.633 foram reprovados, o que representa 69,84%. No segundo, ainda no mesmo ano, 39.265 bacharéis em Ciências Contábeis participaram, e 21.414 não alcançaram sucesso, ou seja, 62,51%.

Mais recentemente, no primeiro Exame de Suficiência 2019, as inscrições alcançaram 41.926, com 23.524 reprovações, falando de porcentagem isso dá 65,07%.

E ter uma boa preparação é o primeiro passo para que seu nome esteja na lista dos aprovados. Por isso, essa dica é tão importante!

Estude com videoaulas

E se você busca por um preparatório, mas não sabe por onde começar. Essa dica também vai ser muito importante para você.

Para se preparar da melhor forma possível, você precisa de um Para isso você pode contar com um curso preparatório online  para exame cfc. Com ele, você vai ter acesso a uma ajuda profissional especializada, com as melhores videoaulas preparatórias do mercado.

Os conteúdos estão preparados em formato de planos de estudos e contemplam todos os itens citados do edital do Exame de Suficiência. Assim, você não precisa perder tempo estudando com pilhas de apostilas e vai direto ao que realmente interessa e garante seu sucesso na prova.

Além das videoaulas, você pode se preparar para o dia da prova respondendo as questões dos Exames anteriores. É comprovado que treinar resolvendo questões de provas anteriores é, junto com assistir videoaulas, uma das formas mais eficazes de ficar bem preparado. Afinal de contas, é a chance que você terá de colocar em prática todo o conhecimento adquirido antes da prova e conseguir ainda mais experiência para quando o grande dia realmente chegar.

Responda questões dos Exames CFC já realizados

Depois de assistis as aulas do cursos preparatórios online, você precisa testar o que aprendeu. Para isso, você pode responder as questões de concursos já realizados.

Esse exercício te ajuda a fixar melhor os conteúdos vistos nas aulas e a analisar o que ainda precisa de um pouco mais de revisão.

Resolva provas completas

Além de responder as questões, você pode treinar respondendo as provas completas. Para isso, reserve um tempo semelhante ao que vai ter disponível no dia da prova e escolha um local calmo. Se desconecte das redes sociais e resolva toda a prova, como se fosse o dia oficial da prova.

Com isso, você vai estar mais preparado psicologicamente para o dia do exame, sabendo quanto tempo vai levar para responder cada questão e mais confiante na aprovação.

Faça revisões

Para finalizar a sua preparação, depois de assistir as videoaulas, resolves questões e provas, você pode analisar o seu desempenho e revisar todo o conteúdo. Reserve um tempo maior para focar nas disciplinas em que teve mais dificuldades. Mas, não se esqueça de também revisar aquelas que você foi bem. Afinal, a revisão pode te ajudar a aprender coisas novas, que podem cair no dia da prova.

Tenha uma rotina de estudos

Sabendo por onde e como começar, você precisa estabelecer uma rotina de estudos diários. Afinal, de nada adianta estudar por oito horas em um dia e ficar meses sem acessar as videoaulas ou responder questões. Para estar bem preparado é preciso estabelecer e seguir uma rotina de estudos diários, tirando algumas pausas para descansar a mente e voltar com foco total.

Com toda essa preparação e treinamento, você chega confiante na prova e conquista o seu registro profissional!

 

Deixe seu Comentário