Home » Quais são as disciplinas cobradas na prova do concurso do IBGE?
O concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é um dos mais aguardados e concorridos do Brasil. Ainda em 2020, um edital de processo seletivo havia sido divulgado para realização do censo demográfico. Porém, devido à pandemia do novo coronavírus, ele acabou adiado, com possibilidade de sair em 2021 ou 2022.
Mas esse adiamento não é motivo para você parar a sua preparação, um bom curso para concurso IBGE 2021 pode te ajudar muito a estudar online para concursos públicos. Por isso, separamos um conteúdo especial sobre o que estudar para o concurso do IBGE, para você se preparar com base na análise do edital e de provas anteriores.
Primeiro, você precisa saber que é grande a chance da banca organizadora concurso IBGE ser mantida, portanto o edital concurso IBGE 2021 deve sair novamente pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), que antigamente era chamado de Cespe.
Há expectativa é de que sejam ofertadas 210.807 vagas temporárias para suprir as demandas do Censo Demográfico. Essas oportunidades deverão ser divididas entre os cargos de:
O concurso recenseador IBGE exige apenas nível fundamental de escolaridade, depois de aprovado o Recenseador é o profissional que será responsável por visitar as residências dos brasileiros e coletar os dados para o Censo, por meio de uma entrevista. Ele responde diretamente ao Agente Censitário Supervisor.
Neste caso, é provável que a prova tenha 50 questões, sobre as seguintes matérias:
Na maioria das provas de concursos públicos, a disciplina de Língua Portuguesa cobra conteúdos relacionados a interpretação de texto, conhecimentos dos mecanismos de coesão textual, reconhecimento de tipos e gêneros textuais, relação de coordenação ou subordinação entre orações e significação/substituição de palavras.
Seguindo, na disciplina de Matemática existe a possibilidade de serem cobradas questões relacionadas ao estudo de funções, equações, resolução de problemas, regra de três, porcentagem e geometria básica.
Por outro lado, na disciplina de Ética no Serviço Público é grande a possibilidade de caírem questões sobre o Código de Ética do IBGE e leis como a n.° 8.112/1990.
Por fim, na parte de Conhecimentos Técnicos são cobradas questões aplicadas no Censo Demográfico 2021.
A seguir vamos detalhar o conteúdo programático, conforme o último edital:
O edital de nível médio deve apresentar vagas nos cargos de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor. Neste caso, a prova terá as seguintes questões:
As disciplinas de Língua Portuguesa e Ética no Serviço Público devem cobrar o mesmo conteúdo descrito no cargo de Recenseador, porém com um nível de dificuldade um pouco maior.
Já em Raciocínio Lógico, geralmente a prova apresenta um problema envolvendo interpretação de gráficos ou tabelas. E também aparecem questões envolvendo estruturas lógicas, diagramas ou aritmética.
A matéria de Noções de Administração / Situações Gerenciais exige um conhecimento bastante diversificado, pois envolve funções administrativas como planejamento, organização, controle, direção; tomada de decisão; resolução de problemas e gerenciamento de pessoas.
Da mesma forma, pegando como base o último edital, para os cargos de Agente são cobradas as seguintes disciplinas:
Conhecimentos técnicos aplicados no Censo Demográfico 2021.
Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário