Analista e Técnico do INSS: qual a diferença entre os cargos?

Sem dúvidas, o concurso INSS é um dos mais aguardados pelos concurseiros.

Mas, mesmo antes de ter o edital publicado, você precisa saber para qual cargo vai se candidatar. E para te ajudar nessa escolha, trouxemos algumas informações sobre os cargos de Analista e Técnico do INSS. Dessa forma, você pode começar a se preparar focado na escolha certa.

Então, se você quer prestar o próximo concurso do INSS, continue lendo esse texto.

O que faz um Analista e Técnico do INSS?

Então, agora se você quer saber mais sobre os principais cargos e o que estudar para o concurso do INSS para ser aprovado, é só acompanhar o texto abaixo:

Analista do INSS

Primeiramente, é necessário saber que, quando se trata de Analista INSS requisitos para poder se inscrever no concurso, o nível de escolaridade exigido é o superior, porém, existe a grande possibilidade de que haja necessidade de possuir alguma formação específica. No caso do certame de 2015, por exemplo, só puderam concorrer aqueles que eram graduados em Serviço Social, mas já houve situações onde foram disponibilizadas vagas também para formados em Ciências Contábeis, Administração, Direito, Engenharia Civil, entre outros.

Então, ainda não é possível saber quais serão as graduações exigidas no próximo concurso. Essas informações só serão confiáveis quando o próximo concurso do INSS tiver o edital publicado.

Porém, nesse cargo existem sim as atribuições que costumam ser comuns a todas as áreas, e para você já ir se habituando a gente diz quais são elas:

  • Elaboração de minutas de editais, contratos, convênios e demais atos administrativos e normativos avaliando processos administrativos que oferecem subsídios à gestão nos aspectos preventivos e para as tomadas de decisão;
  • Participação no planejamento estratégico da instituição, de comissões, de grupos e equipes de trabalho, e dos planos de sua unidade de lotação, atuando na gestão de contratos, quando for formalmente designado, controlando dados e informações, bem como executando a atualização em sistemas;
  • Execução de atividades de orientação, informação e conscientização previdenciária;
  • Subsidiando os superiores hierárquicos com dados e informações relacionadas à sua área de atuação, fazendo o acompanhamento e avaliação da eficácia das ações desenvolvidas, e na identificação e proposição de soluções para o aprimoramento dos processos de trabalho desenvolvidos;
  • Atuação nas atividades de planejamento, supervisão e coordenação de projetos e programas de natureza técnica e administrativa.

Também não é possível afirmar um valor exato sobre qual será o salário para o cargo de Analista INSS oferecido no próximo certame, mas levando em conta projeções, tudo indica que o inicial se aproxime dos R$ 8 mil, com acréscimo de outros benefícios.

Como é a prova para Analista do Seguro Social?

Agora que você já sabe mais sobre o cargo de Analista, vamos te mostrar o que estudar para prova do INSS. Vale lembrar que esses conteúdos foram listados levando em consideração o último edital concurso INSS. E que podem servir de base para a sua preparação para o certame. Confira:

  • Ética no Serviço Público
  • Interpretação de Textos
  • Legislação Previdenciária
  • Lei de Acesso à Informação
  • Língua Portuguesa
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Informática
  • Redação de Correspondências Oficiais

Além dessas acima mencionadas, há ainda os conhecimentos específicos, levando em conta a área de atuação na qual estiver inscrito.

Técnico do INSS

Não resta dúvida, entre os cargos oferecidos em concursos do INSS, o que mais costuma ter inscritos é o de Técnico do Seguro Social. Muito disso se deve ao fato de exigir apenas o nível médio de escolaridade.

De acordo com o edital do último certame realizado pelo órgão, durante a carreira Técnico INSS, fazem parte das atribuições:

  • Realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica;
  • Coletar informações, executar pesquisas, levantamentos e controles, emitir relatórios e pareceres;
  • Exercer, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do Instituto.

Ainda não é possível afirmar um valor preciso a respeito de salário Técnico INSS, mas a expectativa é de que se aproxime dos R$ 5,5 mil, isso sem contar os excelentes benefícios que os aprovados também recebem.

Como é a prova para Técnico do Seguro Social?

Assim como já mencionamos no cargo de Analista, ainda não é possível afirmar como será estruturada a prova INSS Técnico do Seguro Social. Porém, se levarmos em conta o último edital, e tendo em vista que o conteúdo programático pode ser bastante semelhante, é possível que as disciplinas a serem estudadas sejam as seguintes:

  • Ética no Serviço Público
  • Interpretação de Textos
  • Língua Portuguesa
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Redação de Correspondências Oficiais
  • Regime Jurídico Único
  • Seguridade Social

Como se preparar para a prova de Analista e Técnico do INSS?

Por fim, agora que você já sabe tudo sobre os cargos do concurso INSS, vamos falar sobre como se preparar para a prova.

A melhor maneira de estar bem preparado para a prova é começar a estudar com bastante tempo de antecedência. Então, como o concurso INSS edital ainda não tem uma data para ser divulgado, você pode usar os conteúdos citados acima para dar o start na sua preparação. As chances de as disciplinas serem muito parecidas são grandes.

Assim, quando o concurso do INSS  inscrição sair, você pode estudar apenas os conteúdos novos ou aproveitar para revisar bem o que já foi estudado até o dia da prova.

E para ter acesso aos melhores conteúdos e questões do ultimo concurso INSS, você pode contar com as videoaulas para concursos.

Ao estudar para concursos públicos você precisa se dedicar e aprender todo conteúdo do edital. Por isso, um curso que é feito através de videoaulas pode ser a melhor escolha. O conteúdo é passado de forma clara pelo professor, e em aulas com uma média de 30 minutos, que é o tempo necessário para aprender sobre determinado assunto. Também é importante analisar se o curso preparatório foi feito com base no edital, seja ele passado ou atual.

E tudo isso você encontra nos cursos preparatórios para concursos do Aprova Concursos. Os professores analisam cada item do edital antes de gravar as aulas. Além disso, as videoaulas já estão em formato de planos de estudos. Isso quer dizer que você não precisa se preocupar com a ordem em que vai estudar cada um dos conteúdos, os professores já fizeram isso para você. Basta dar o play e começar a sua preparação.

Por fim, também é importante que você pratique o que aprendeu nas aulas. Para isso, utilize questões ou provas dos concursos que já foram realizados. Fazendo esse exercício você consegue mensurar quais disciplinas já foram bem memorizadas e quais ainda precisam de um pouco mais de revisão. Também é importante conhecer o estilo de questões aplicada pela banca do concurso. Assim, você vai chegar muito mais seguro e preparado para o dia da prova.

Deixe seu Comentário