Assinar um site de questões de concursos é importante para a aprovação?

Sem enrolação, vamos de imediato responder a pergunta que dá título ao texto. Sim, vale muito a pena assinar uma plataforma de questões de concursos públicos! Claro, a preparação não será totalmente completa, tendo em vista que muitos assuntos são mais facilmente compreendidos através de videoaulas, da explicação de um professor. Nesse caso, será necessária uma dedicação ainda maior. Mas não pense que trata-se de uma missão impossível. Muito pelo contrário!

Seja pela falta de tempo ou por questões financeiras, muitos concurseiros se veem sem a possibilidade de estudar com o auxílio de um curso online. Por isso, a maioria segue o caminho de pautar sua preparação de modo a estudar com questões para concursos públicos. O importante é ter em mente que quanto mais foco e disciplina tiver, maiores serão suas possibilidades de alcançar o sucesso, mesmo treinando apenas com resolução de questões.

Então tente ao máximo não procrastinar. Colocou em seu cronograma que passará duas horas do seu dia dedicadas a estudar para concurso com questões? Então passe essas duas horas apenas respondendo questões! Esqueça redes sociais, tente não pensar no jogo do seu time, avise aos amigos e familiares que vai dedicar um tempo à sua preparação. Isso não é um sacrifício, é um grande investimento.

Por falar em investimento, invista no melhor site de questões para concursos para isso, como o Aprova Questões, por exemplo. Nele você terá uma plataforma de questões com milhares de possibilidades, inclusive com resoluções em vídeo, e o melhor, pagando um valor inacreditavelmente baixo por isso.

Nela é possível ainda resolver simulados prontos ou criar seus próprios simulados, que vão te dar uma noção quase real de como será o dia da prova. Fazendo bom uso, você testa seus conhecimentos, descobre os pontos onde está indo bem e aqueles nos quais precisa melhorar, e ainda consegue cronometrar quanto tempo levaria para concluir. Não resta dúvida que esse tipo de simulação fará com que você chegue ao dia do concurso propriamente dito com muito mais bagagem, concentração e tranquilidade, comprovando como funciona o estudo por questões.

Sim, aqui nesse caso cabe confortavelmente aquele famoso ditado que diz: “a prática leva à perfeição”. Qualquer seja a atividade, acredite, é impossível alcançar a excelência sem treino. E isso não é diferente quando se trata de preparação para concursos públicos.

Essa mesma plataforma de questões pode ser acessada via celular, possibilitando a oportunidade de praticar em qualquer lugar, seja no trajeto do ônibus, naqueles minutinhos de intervalo do trabalho, enquanto faz um lanche ou qualquer seja a situação, você poderá acessar o site de questões para concursos e aperfeiçoar ainda mais seu conhecimento.

O que está disponível em uma plataforma de questões de concursos?

Bom, nos sites de questões de concursos é possível encontrar, como já mencionamos anteriormente, milhares de perguntas. Todas elas, claro, que foram cobradas em certames anteriores. E para encontrar aquelas que mais se enquadram no que você necessita para estudar, são disponibilizados filtros, portanto, é possível pesquisar questões por banca organizadora, por órgão, por disciplina, e muitos outros. Ainda é possível filtrar também por dois dos pontos que mais costumam ser buscados, e sobre os quais falaremos abaixo em detalhes:

Por nível de escolaridade

Começando por aquelas questões que mais são cobradas em relação a nível de escolaridade. Seja o cargo ao qual você irá concorrer de nível fundamental, médio ou superior, as disciplinas e respectivos temas que mais caem, e que claro, estarão sempre presentes na plataforma, são:

  • Nível Fundamental
  1. Língua Portuguesa

Interpretação de textos; Ortografia; Plural; Pontuação; e Verbos.

  1. Matemática

Operações básicas; Raciocínio lógico; Conjuntos numéricos; e Regra de Três.

  • Nível Médio
  1. Língua Portuguesa

Interpretação de textos; Ortografia; Morfologia; e Sintaxe da Oração.

  1. Matemática e Raciocínio Lógico

Proporcionalidade; Porcentagem; Frações; Álgebra; Geometria básica; e Probabilidade.

  1. Informática

Conceitos básicos; Pacote Office; e Windows.

  • Nível Superior
  1. Língua Portuguesa

Além de alguns temas semelhantes aos cobrados no nível médio, acrescentam-se Semântica; Preposição; Regência verbal e nominal; e em alguns casos avaliação discursiva.

  1. Matemática e Raciocínio Lógico

Matemática financeira; Progressão aritmética e geométrica; Estatística; e ainda assuntos também cobrados em provas de nível médio.

  1. Informática

Junta-se ao que consta nas cobranças de nível médio, o tema Noções de Segurança.

  1. Direito

Administrativo e Constitucional.

Por Área

Outra boa forma de estudar para concursos públicos através da resolução de questões é com base na carreira na qual você pretende ser aprovado. As que mais costumam aparecer, filtrando dessa vez por área, são referentes às seguintes disciplinas:

  • Policial

Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Matemática e Redação.

  • Fiscal

Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Tributário, Matemática Financeira, Contabilidade e Economia.

  • Tribunais

Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Civil.

  • Administrativa

Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Informática, Legislação e Interpretação de Textos.

Quer dois exemplos de questões comentadas de concurso público que podem ser encontradas na plataforma? Então lá vai…

Começando com uma que foi cobrada na prova do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, cujo concurso aconteceu em 2020:

Em relação às normas de concordância nominal e verbal, assinale a alternativa incorreta.

a) A mãe ou a esposa o acompanhará, visto que só há a permissão para um acompanhante;
b) Os Estados Unidos ficou entre os melhores países nos jogos olímpicos;
c) Pais, professores, alunos, cada um teve sua participação e envolvimento no projeto escolar;
d) Ângela disse depois de sua merecida festa: – Aos que me prestigiaram, meu muito obrigada.

Agora uma que caiu no concurso do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, também de 2020:

Dvorak aproximou-se do alto da colina e debruçou-se sobre uma pequena pedra para olhar a paisagem abaixo. Observou que havia uma grande caverna, cercada de vegetação, mas não conseguiu identificar a entrada. Fez um sinal para que o grupo o acompanhasse e começou a descer cuidadosamente a encosta.

Acima aparece um pequeno texto narrativo; a frase, retirada desse texto, que mostra valor descritivo é:

a) Dvorak aproximou-se do alto da colina;
b) Debruçou-se sobre uma pequena pedra;
c) Havia uma grande caverna, cercada de vegetação;
d) Não conseguiu identificar a entrada;
e) Fez um sinal para que o grupo o acompanhasse.

Saberia as respostas?! Então que tal assinar e praticar com essas e milhares de outras questões resolvidas de concurso público, e ainda questões relacionadas a Exame da OAB, ENEM, Exame de Suficiência…?

Com muito foco e prática, você conseguirá aprender e aplica técnicas para resolver questões de concursos, aumentando de forma considerável a possibilidade de conquistar aquela vaga com a qual você tanto sonha.

Deixe seu Comentário