Como começar a estudar para concurso público?

Se você quer estudar para concurso público, mas não sabe bem por onde começar, precisa ler este texto até o final. Pois, vamos dar algumas dicas preciosas do que você precisa fazer para colocar a sua preparação em dia e ficar mais perto de conquistar a aprovação na vaga dos seus sonhos. Afinal, é importante lembrar que o funcionário público tem acesso a salários mais altos do que a média do mercado, diversos benefícios e a estabilidade financeira que tantos brasileiros almejam.

Como estudar para concurso público do zero

Então, vamos lá! A primeira coisa é entender que concurso público é bem amplo. É importante que você tenha ao menos uma linha de quais vagas ou instituições tem interesse. Ou seja, se você quer seguir a carreira policial, pode ficar de olho em vagas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ou da Polícia Federal (PF) que são de nível nacional. Outra opção seria conferir as oportunidades na Polícia Civil ou na Polícia Militar da sua região e arredores.

Assim, você já tem uma base do caminho que precisa seguir até a aprovação, quais são as principais disciplinas cobradas e até mesmo os requisitos exigidos no certame. Por exemplo, para o cargo de Policial Rodoviário Federal, o órgão exige que os candidatos tenham nível superior em qualquer área. Sendo assim, o candidato já pode conferir os requisitos anteriormente e não ser surpreendido.

Caso você esteja estudando para um concurso que já tenha divulgado o edital, ou esteja com as inscrições abertas, você já saberá qual é a banca. Também conhecida como organizadora, essa é a empresa responsável pelo produção e aplicação das provas. Por isso, é interessante conhecer o estilo de cobrança da banca, através das provas passadas.

Disciplinas mais cobradas

Mas, independente do concurso em que você quer conquistar uma vagas, duas das disciplinas que provavelmente aparecerão na sua prova são: língua portuguesa e raciocínio lógico. Essas matérias marcam presença em testes tanto de nível fundamental, quanto médio e superior. Por isso, pode ser uma boa opção começar por elas.

Estude com um preparatório

A principal dica de como se prepara para concurso público é investir em um preparatório online. Assim, você terá em suas mãos todo o conteúdo que precisa estudar para garantir sua vaga. Afinal, os cursos preparatórios para concursos contam com professores que entendem muito não apenas de suas disciplinas, mas também dos certames. Por isso, eles conseguem trazer explicações mais claras e diretas ao ponto, otimizando seu tempo de preparação.

Além disso, quando você estuda com videoaulas para concursos, tem acesso a um estudo bem mais dinâmico do que passar o dia lendo centenas de páginas de uma apostila. Então, invista em um preparatório online. Afinal, você poderá recuperar o valor gasto já no seu primeiro salário como funcionário público.

Responda questões de concursos anteriores

Além de contar com um curso online para concurso público, outra prática que te deixa mais perto da aprovação é testar seus conhecimentos com questões de concursos anteriores. Afinal, é preciso entender como é a prova dos certames. E ter a chance de aprender na prática, antes da prova oficial é importantíssimo para alcançar um bom resultado.

Então, pesquise por questões do órgão em que quer conquistar uma vaga, ou então, da banca que será responsável pelo concurso do seu interesse. Assim, você pode verificar vários detalhes importantes nas perguntas. Como, por exemplo: o nível de dificuldade, o tamanho dos enunciados, quantas são as alternativas de resposta, se há textos relacionados com as questões e muito mais. São informações importantes que te deixam mais preparados para enfrentar o dia oficial, quando estiver valendo a sua aprovação.

Sendo assim, lembre de inserir a prática de responder questões no seu dia a dia de aprendizagem. Você pode separar questões de assuntos que estudou no mesmo dia, ou então, revisar temas passados. Mas, lembre-se de conferir sempre o seu desempenho por disciplina. Assim, você tem uma ideia de quais temas já foram aprendidos e quais precisam ser revisados. Funciona como um termômetro para a sua preparação.

Como estudar para concurso público: Resolva provas completas

Resolver provas completas é similar a responder questões, mas é uma prática ainda mais completa. Afinal, além de testar os seus conhecimentos, você também pode verificar o seu tempo de resolução. Pois, todos os concurso contam com um tempo máximo de resolução da prova. Sendo assim, quando o candidato alcança esse prazo, ele precisa entregar a prova do jeito que ela está. Por isso, é importante testar antecipadamente e verificar se o seu tempo de resposta está dentro do prazo.

Então, a nossa dica é que você imprima uma prova recente de concurso, encontre um lugar silencioso da casa e resolva todas as questões. Mas, a intenção é fazer como se fosse o grande dia. Por isso, deixe ao seu alcance apenas uma garrafinha de água e um chocolate. Lembre-se também de fazer poucas pausas e anote o horário em que começou a resolver a prova.

Depois de finalizar a prática, confira as suas resposta com o gabarito oficial. Anote quantas questões acertou e errou e repita a prática depois de 15 ou 30 dias com uma nova prova. Assim, você poderá ver o seu progresso e se manterá focado no objetivo de se tornar um funcionário público.

Motivação para estudar para concurso público

Sendo assim, no post de hoje, você conferiu algumas dicas de como se preparar para concurso público. É importante sempre se manter motivado no seu objetivo final, porém, é interessante definir metas menores no seu processo de preparação, assim, você consegue manter a motivação. No caso, poderia ser acertar 100 questões de matemática na semana, acertar 60% de uma prova da Cespe, ou algo nesse sentido.

Além disso, é importante cuidar do seu corpo e da sua mente durante esse processo. Então, acrescente a prática de atividades físicas na sua rotina, assim como, um alimentação balanceada. E lembre-se que apesar de ser um período que exige mais esforço, o momento de preparação tem data para acabar. E, quando você for aprovado no concurso público dos seus sonhos nem se lembrará dessa época.

Deixe seu Comentário