Como conciliar trabalho e estudo para concursos públicos?

Se você quer conquistar uma vaga em certame, precisa saber como estudar melhor para concursos públicos. Afinal, dessa forma, você pode otimizar sua preparação, conciliar seu tempo de trabalho e estudo e ficar dois passos à frente dos seus concorrentes. Então, confira nossas dicas, aposte em aulas para concurso público e fique mais perto da tão sonhada aprovação.

Trabalho e estudos para concursos públicos

Sabemos que a preparação para concurso necessita de dedicação e foco. Por isso, trouxemos algumas dicas de como conciliar trabalho e estudos e conseguir seguir e chegar até o seu objetivo: a aprovação. O primeiro passo é fazer uma tabela com o horário que você costuma acordar até a hora em que vai dormir. Nos espaços preencha com suas atividades do dia a dia, como, por exemplo, trabalho das 08 às 18h, academia às 07h, etc. Assim, você vai conseguir observar quais são os espaços livres na sua agenda, aqueles em que você pode encaixar a preparação para certame.

Depois disso, o próximo passo é realmente estudar para concurso. Mas, se você não quer ficar perdido estudando conteúdos que nem serão cobrados na sua prova, precisa contar com um curso para concurso público. Afinal, os professores já estudaram as últimas provas e editais e podem trazer em suas aulas os conteúdos direcionados, da forma que eles são cobrados em certames. Assim, você tem acesso a explicações mais simples e diretas ao ponto, facilitando sua vida de concurseiro.

Como aumentar eficiência no estudo para concursos públicos?

Agora que você já tem uma agenda de preparação definida e já investiu em aulas para concursos públicos, pode ter acesso a dicas essenciais para o seu dia a dia de preparação. A primeira delas é ter foco total na hora de estudar. Afinal, é melhor que você tenha uma hora de estudo bem focada do que quatro horas dispersas. Então, tire do seu lado tudo que possa te distrair, como TV, computador e celular. Caso esteja usando um desses dispositivos para aprender, pode desativar momentaneamente as notificações de aplicativos, principalmente das redes sociais.

Outra dica importante na hora de estudar para concurso é ter um espaço específico para isso, que seja bem ventilado e bem iluminado. Também é importante estar acomodado de um jeito confortável. São apenas detalhes, mas que vão fazer a diferença na hora de reter o conteúdo aprendido.

Além disso, é importante que você faça alguns testes para descobrir em qual período do dia se encontra mais focado. Afinal, essa é uma informação muito pessoal e varia de concurseiro para concurseiro. Há pessoas que já começam o dia bem dispostas, outras que só conseguem focar depois do almoço e há também quem prefira o período noturno. Então, faça alguns testes para conhecer suas preferências.

Também é interessante iniciar seus estudos pela matéria em que tem menos facilidade em aprender. Afinal, no início da preparação do dia, você tende a estar mais focado e pronto para assimilar o conteúdo. E não se esqueça de focar nas disciplinas que você tem maior dificuldade, pois é aí que está o seu ponto fraco.

Responda questões de concurso

Além de contar com um curso preparatório para concurso online, é ideal que você também tenha acesso a uma plataforma para responder questões. Afinal, é preciso conhecer um pouco da prova antes do grande dia, aquele em que estará valendo a sua aprovação. E uma boa forma de fazer isso é respondendo questões que já foram aplicadas em certames anteriores.

Então, se o seu foco são concursos abertos, você pode procurar por perguntas que foram aplicadas para o órgão e cargo que tem interesse. Se possível, também filtre por questões da mesma banca organizadora, ou seja, a empresa responsável pela produção e aplicação das provas. Dessa forma, você pode conhecer o estilo de cobrança, conferir qual é o nível de dificuldade das questões, o tamanho dos enunciados, quantas são as alternativas de resposta e vários outros detalhes importantes.

Estudar para concurso com questões também ajuda a te manter no foco da sua preparação. Afinal, é importante acompanhar o seu desempenho de erros e acertos semanalmente e por disciplina. Assim, além de conferir quais assuntos já foram aprendidos e quais precisam ser revisados, você também pode ver o seu progresso na preparação. Dessa forma, é possível se manter mais motivado para o seu grande objetivo: se tornar um funcionário público.

Resolva provas completas de concursos públicos

Além de responder questões avulsas, a nossa dica é que você resolva provas completas do certame. Assim, além de testar seus conhecimentos, você também pode conferir o seu tempo de resolução. Afinal, todo concurso traz um tempo máximo que o candidato tem para responder as questões e entregar a prova. Sendo assim, é importante que você simule essa resolução para saber se o seu ritmo de resposta está dentro do prazo exigido.

Então, imprima a última prova do concurso em que quer conquistar uma vaga, escolha um canto silencioso da casa e responda todas as questões. Não faça nenhum tipo de consulta durante o teste e realize poucas pausas. Você pode deixar o celular mais afastado cronometrando o seu tempo de resolução. Depois que terminar é só conferir as suas respostas com o gabarito oficial. É importante que você anote a quantidade de erros e acertos e repita essa prática após mais um mês de preparação. Dessa forma, você poderá comparar os resultados e conferir como está o seu progresso na preparação.

Um dica que vale tanto para esse teste quanto para o grande dia, caso encontre uma questão muito difícil no início, pule para a próxima. Depois é só voltar quando você se sentir mais preparado para responder. Também vale a pena fazer uma leitura rápida de toda a prova antes de começar a responder. E, não esqueça de deixar cerca de 30 minutos para preencher o gabarito do teste. Afinal, a sua prova só será corrigida com base nele. Então, é importante que você preencha com bastante atenção para não cometer nenhum erro e prejudicar o seu desempenho.

Deixe seu Comentário