Como é a prova do concurso da Polícia Federal? Tudo para você ser aprovado!

Não é raro que muitos concurseiros se preparem por anos a fio, a fim de enfrentar as provas do concurso da Polícia Federal. Afinal, além de contar com várias etapas de avaliação, a seleção ainda traz uma prova objetiva, que possui um alto nível de dificuldade.

Porém, como nossa intenção aqui é te motivar e colaborar com os seus sonhos, hoje vamos abordar como tema o concurso da pf – Polícia Federal.

Para começar, vamos trazer um panorama sobre como está o andamento do concurso da pf.

Concurso da PF 2021

Com edital publicado, como você deve saber, o concurso da pf 2021 está em pleno andamento. As provas, que ainda não foram realizadas têm previsão para acontecer no próximo dia 23 de maio.

Desta forma, cabe destacar aqui que o último concurso da pf ofereceu 1.500 vagas, distribuídas entre os cargos de Agente de Polícia Federal, Escrivão, Delegado e Papiloscopista.

As inscrições encerraram no dia 11 de fevereiro.

Concurso da Polícia Federal – Etapas de avaliação

Como já mencionado anteriormente, o concurso polícia federal exige que os seus  candidatos se submetam a algumas etapas de avaliação. De acordo com o último edital, de 2021, são elas:

  1. prova objetiva, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. prova discursiva, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório;
  3. exame de aptidão física, para todos os cargos, de caráter eliminatório;
  4. avaliação médica, para todos os cargos, de caráter eliminatório;
  5. prova oral, somente para o cargo de Delegado de Polícia Federal, de caráter eliminatório e classificatório;
  6. prova prática de digitação, somente para o cargo de Escrivão de Polícia Federal, de caráter eliminatório;
  7. avaliação de títulos, somente para o cargo de Delegado de Polícia Federal, de caráter classificatório; e
  8. primeiro momento da avaliação psicológica, para todos os cargos, sem caráter eliminatório.

O que estudar para o concurso da Polícia Federal

Sendo o Cebraspe a banca organizadora do concurso da polícia federal, é preciso se preparar para uma prova objetiva com nível de dificuldade alto.

Sabendo disso, separamos abaixo os conteúdos que são cobrados, de acordo com cada cargo específico, para que você saiba o que estudar para o concurso da polícia federal. Não deixe de conferir!

Agente da Polícia Federal

120 questões relativas aos conteúdos de Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e Processual Penal, Legislação Especial, Estatística, Raciocínio Lógico, Informática e Contabilidade Geral, com duração de 4h30 para resolução.

Escrivão da Polícia Federal

120 questões sobre Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e Processual Penal, Legislação Especial, Estatística, Raciocínio Lógico, Informática, Contabilidade Geral e Arquivologia, com duração de 4h30 para resolução.

Delegado da Polícia Federal

120 questões que abordam as disciplinas de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Internacional Público e Cooperação Internacional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia, Direito Previdenciário, Direito Financeiro e Tributário, com duração de 3h30 para resolução.

Papiloscopista

120 questões que reúnem os assuntos de Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e Processual Penal, Legislação Especial, Estatística, Raciocínio Lógico, Informática, Biologia, Física e Química, com 4h30 para resolução.

Como estudar para o concurso da Polícia Federal

O primeiro passo para se dar bem no concurso pf é definir o seu método de estudos. Ou seja, se você vai estudar online para o concurso da polícia federal ou de forma presencial.

Definida esta questão, é hora de focar realmente em como estudar para o concurso da polícia federal.

Aqui vale lembrar que, ao optar por um preparatório online para o concurso da polícia federal você contará com o auxílio de professores especialistas em concursos públicos que irão ofertar o conteúdo de maneira diferenciada, obedecendo ao que realmente foi mencionado no edital e estará presente na sua prova.

Outra grande vantagem neste quesito de estudar online para concursos públicos diz respeito à economia de tempo. Como os conteúdos são direcionados, as aulas, geralmente, duram a média de 30 minutos, o que permite que você concilie os estudos com o trabalho, por exemplo.

Para encerrar ainda a série de vantagens sobre o preparatório online para o concurso da pf podemos citar também a flexibilidade e autonomia oferecidas. Desta forma, você pode estudar onde, quando e o quanto quiser. Basta apenas possuir um planejamento de estudos organizado, como ensinamos abaixo:

Como organizar seus estudos

Para que você possa iniciar a sua preparação, separamos abaixo uma lista com algumas dicas práticas que podem, e vão, fazer a diferença na sua rotina.

  1. Organize a sua rotina e defina os horários disponíveis para o estudo;
  2. Distribua na planilha os conteúdos que são necessários para o concurso, de acordo com o edital. Lembre-se de separar também um período destinado para as revisões e resolução de questões;
  3. Intercale os estudos com as videoaulas. Faça o mesmo com a leitura dos textos e realização de questões;
  4. Caso tenha alguma dúvida, faça tudo o que estiver ao seu alcance para saná-la. Converse com professores, amigos e, caso necessário, recorra a internet.
  5. Siga o risca o que foi planejado desde o começo, sempre respeitando os seus limites. Adapte a planilha a sua realidade de tempo e disposição, sem esquecer de contemplar algumas horas para atividades de lazer.

 

Agora que você está por dentro de tudo o que acontece em um concurso da Polícia Federal, e já recebeu dicas preciosas de como enfrentá-lo, chegou a hora de se concentrar nos estudos.

Lembre-se que por se tratar de um concurso de grande porte, ele requer muito estudo e dedicação, por isso, mesmo quando bater aquele momento de desânimo, lembre-se do que te motivou a iniciar a jornada rumo a aprovação.

Tenha noção que durante o seu percurso de estudos será necessário vencer alguns desafios como a desmotivação, o cansaço e a preguiça. Porém, saiba que tudo isso é passageiro e nem se compara com o que há de vir: a sua aprovação.

Assim, esperamos que você faça um bom uso das informações acima mencionadas e inicie o mais breve possível a sua preparação para o concurso.

 

Deixe seu Comentário