Como escolher um curso preparatório para o concurso da PF?

Se você quer conquistar uma vaga no próximo concurso da PF, precisa garantir uma preparação de qualidade para o certame e direcionada para a sua aprovação. Afinal, fazer parte do quadro de funcionário da Polícia Federal é o sonho de muitos concurseiros, o que torna essa é uma seleção bastante concorrida.

Por isso, hoje viemos te ajudar a escolher um curso preparatório. Vamos te contar quais pontos precisam ser levados em conta nessa hora e ainda dar dicas essenciais para a sua preparação. Então, confira o texto até o final, siga nossos conselhos e fique mais perto de ser aprovado no concurso Polícia Federal.

Prefira videoaulas para o concurso da PF

Na hora de conhecer os cursos para concursos públicos é ideal que você escolha um que tenha como material principal de estudo, as videoaulas. Afinal, você prefere aprender um assunto novo em uma videoaula de 30 minutos ou passar horas lendo dezenas de páginas de uma apostila? Com toda a certeza a primeira opção é a melhor porque otimiza seu tempo.

Além disso, quando você estuda com videoaulas para a prova da Polícia Federal, pode contar com a explicação de professores experientes que entendem não apenas da matéria em questão, mas também de concurso público. Afinal, os certames exigem uma preparação muito mais direcionada, ou seja, não adianta saber o que vai cair na prova, mas como esse assunto será cobrado.

Outro ponto importante é que com as videoaulas, você sabe quanto tempo precisa reservar para aprender determinado assunto. Já com as apostilas, você não tem ideia de quanto tempo vai levar pra ler e entender 50 páginas, por exemplo. Assim, é possível fazer um cronograma de estudos até a prova objetiva do concurso da PF.

Escolha um curso que otimize o seu tempo de preparação

O edital concurso PF traz diversas matérias e assuntos que podem aparecer na sua prova, mas não quer dizer que vão aparecer. Por isso, no Aprova Concursos, por exemplo, a equipe estuda os últimos editais e provas anteriores para trazer os assuntos que mais foram cobrados. Assim, você começa o curso estudando o tema mais importante, aquele com maiores chances de cair na sua prova. Afinal, as bancas possuem um estilo de cobrança e os assuntos tendem a se repetir.

Dessa maneira, você não precisa montar um plano de estudos, afinal, as aulas já estão na sequência certa. Então, é só dar o play na primeira e seguir a ordem. Essa é uma boa maneira de otimizar o tempo, já que cada hora de estudo é preciosa para o concurseiro.

Conheça a opinião dos outros alunos

Outra dica na hora de escolher o curso para concurso Polícia Federal é conferir a opinião de alunos e ex-alunos. Normalmente, os preparatórios mantém em seu site, um espaço para depoimentos. É legal conferir, mas você também pode verificar nas redes sociais. Então, pesquise pelas páginas da empresa no facebook e no instagram, confira alguns comentários e veja a postura da empresa, até mesmo para resolver possíveis problemas que possam surgir. Assim, você terá uma prévia de como é ser aluno daquela instituição.

Teste os conhecimentos respondendo questões do concurso da PF

Além de estudar com aulas para concurso PF, outra prática que rende bons resultados é responder questões de concursos anteriores da Polícia Federal. Assim, você tem uma prévia de como será o grande dia, quando estiver valendo a sua vaga. Além disso, você também pode conferir como está a sua preparação. Afinal, com base nos seus erros e acertos é possível entender quais assuntos já foram aprendidos e quais precisam ser revisados.

Então, escolha uma plataforma que ofereça questões atualizadas do concurso PF. E quanto mais específica for a sua preparação, melhores serão os seus resultados. Ou seja, filtre as questões com base no cargo que você pretende preencher, como, concurso agente administrativo PF.

E não esqueça de colocar essa prática no dia a dia de estudos. Você pode responder questões depois de aprender uma matéria nova, ou aproveitar para revisar conhecimentos adquiridos na semana anterior. Afinal, com tantos assuntos para ver e rever é normal esquecer de alguns pontos.

Resolva provas completas do concurso da PF

Resolver provas completas do concurso da Polícia Federal é uma prática ainda mais completa do que responder questões avulsas. Afinal, além de testar seus conhecimentos, você pode simular o grande dia, deixar de lado o nervosismo, se sentir mais confiante, e ainda, conferir qual é o seu tempo de resolução. Afim, todo concurso traz um prazo máximo para responder as questões e entregar a prova. Por isso, é importante conferir antecipadamente se você está dentro desse prazo ou se precisa acelerar um pouco mais o raciocínio.

Então, a nossa dica é que você comece pela última prova do concurso da PF. Imprima o documento e escolha um lugar silencioso da casa para responder. Nesse momento, deixe ao seu lado apenas caneta, água e um chocolate. Além disso, faça poucas pausas e cronometre seu tempo de resolução. Depois disso, é só conferir as suas respostas com o gabarito oficial do concurso e ver quantas questões você acertou. Após 15 ou 30 dias, você pode repetir o exercício com uma nova prova e comparar os seus resultados. Assim, você pode observar o seu progresso e se sentir mais confiante para seguir nessa caminhada rumo à aprovação no concurso dos seus sonhos.

Prepare-se para o concurso da PF

Agora você já sabe como escolher um preparatório para o certame da Polícia Federal. Então, não espere a publicação do edital, comece hoje mesmo a antecipar sua preparação para sair à frente dos concorrentes. Afinal, quando o edital for publicado você terá à disposição poucos dias até a prova. Assim, pode não dar tempo de ver todo o conteúdo e se sentir realmente preparado.

Então, estude com videoaulas, respondas questões de concursos anteriores e resolva provas completas. Essa é a fórmula de sucesso para alcançar o seu objetivo. E não esqueça, apesar da época de estudos exigir um pouco mais de você, ela tem data para terminar e depois que você for aprovado, tudo terá valido a pena.

Deixe seu Comentário