Como estudar e passar no Concurso do IBGE?

Se você está focado no concurso IBGE 2021, não se preocupe, o Arquiteto Online trouxe esse texto para tirar todas as suas dúvidas sobre o certame e te ajudar a se preparar da melhor forma para alcançar a aprovação. Afinal, vamos falar sobre inscrições concurso IBGE, o que estudar para o concurso do IBGE e muito mais. Então, confira as dicas até o final e fique mais perto de conquistar uma carreira pública.

Próximo concurso do IBGE

Antes de falar sobre preparação para o concurso IBGE, você precisa saber como está o andamento para um novo certame. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística já havia publicado um edital com mais de 208 mil vagas para a realização do censo demográfico. Mas como o edital concurso IBGE foi publicado em março de 2020, no início da pandemia no Brasil, o certame foi cancelado. Porém, o governo já confirmou que o censo vai acontecer no ano de 2021, por isso, o certame deve ser retomado em breve.

Então, podemos dizer que estão previstas nada menos que 208.695 vagas para o processo seletivo simplificado. Para se candidatar é preciso ter nível fundamental ou médio, dependendo da função escolhida. Os cargos são: recenseador, agente censitário supervisor e agente censitário municipal.

Mas se você já quer saber sobre as inscrições concurso IBGE, infelizmente, não temos um prazo definido ainda. É necessário aguardar a retomada do concurso e provavelmente uma nova publicação do edital. E outra pergunta pode estar rondando a sua mente é: qual a banca do concurso do IBGE? O edital que foi publicado em março teve como banca organizadora a Cebraspe, antiga Cespe. Talvez essa decisão se mantenha na retomada do certame.

O que estudar para o concurso IBGE 2021?

Se você quer preencher uma das futuras vagas de Agente Censitário, um dos cargos mais concorridos, precisa saber o que estudar para o concurso do IBGE e começar a sua preparação o quanto antes. Afinal, só assim, você vai conseguir antecipar seus estudos, aprender todo o conteúdo até o dia da prova e sair dois passos à frente dos seus concorrentes.

Então, vamos lá para os assuntos que caem no concurso do IBGE: língua portuguesa; raciocínio lógico quantitativo; ética no serviço público; noções de administração/ situações gerenciais; e conhecimentos técnicos. Mas, dentro de cada uma dessas disciplinas há mais um amontoado de temas, em conhecimentos técnicos é divulgada uma apostila de estudos no site da banca, confira cada um dos demais logo abaixo:

Raciocínio lógico: estruturas lógicas; lógica de argumentação, diagramas lógicos, aritmética, leitura e interpretação de tabelas e gráficos.

Língua portuguesa: compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade; domínio da ortografia oficial; substituição de palavras ou de trechos de texto; emprego de tempos e modos verbais; significação das palavras; reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto; reconhecimento de tipos e gêneros textuais; emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; colocação dos pronomes átonos; domínio dos mecanismos de coesão textual; reescrita de frases e parágrafos do texto; domínio da estrutura morfossintática do período; emprego do sinal indicativo de crase; relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; emprego das classes de palavras; regência verbal e nominal; relações de subordinação entre orações e entre termos da oração; concordância verbal e nominal; e emprego dos sinais de pontuação.

Noções de administração/ situações gerenciais: compromisso com a qualidade nos serviços prestados; aspectos gerais da administração; planejamento, organização, direção e controle; organizações como sistemas abertos; avaliação de desempenho; funções administrativas; processo decisório e resolução de problemas; noções básicas de gerência e gestão de organizações e de pessoas; responsabilidade, coordenação, autoridade, poder e delegação; eficiência e funcionamento de grupos; motivação, comunicação e liderança; equipes de trabalho; o indivíduo na organização: papéis e interações; e trabalho em equipe.

Ética no serviço público:  Lei nº 8.112/1990 e suas alterações (art. 116, incisos I a IV, inciso V, alíneas a e c, incisos VI a XII e parágrafo único; art. 117, incisos I a VI e IX a XIX; art. 118 a art. 126; art. 127, incisos I a III; art. 132, incisos I a VII, e IX a XIII; art. 136 a art. 141; art. 142, incisos I, primeira parte, II e III, e §1º a §4º); e código de ética do IBGE.

E se você quer saber o que estudar para o concurso do IBGE cargo de recenseador, confira logo a seguir: língua portuguesa, ética no serviço público, matemática e conhecimentos técnicos. Para falar a verdade, os assuntos que caem no concurso do IBGE para ambos os cargos são similares. Porém, para a função de recenseador são cobrados mais temas na matéria de matemática. Confira abaixo:

Matemática: números reais; operações e problemas; porcentagens; problemas que envolvem cálculo de percentuais; função do 1º grau; representações algébrica e gráfica; grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais; resolução de equações do 2º grau; unidades de medida (de comprimento, volume, capacidade, tempo, massa, temperatura e área) e resolução de problemas envolvendo grandezas (comprimento, volume, capacidade, tempo, massa, temperatura e área); problemas envolvendo o cálculo de área e perímetro de figuras planas e volume; leitura de mapas e plantas baixas; localização e movimentação utilizando mapas e plantas baixas; e leitura e interpretação de tabelas e gráficos.

Preparação para o concurso do IBGE 2021

Agora você já sabe qual a banca do concurso do IBGE e também o que estudar para o concurso do IBGE, então, precisa começar a se preparar agora mesmo. Como já deu para perceber, o conteúdo a ser estudado é bem extenso. Por isso, você precisa aproveitar esse tempo até a reabertura do concurso para focar na sua preparação.

Então, faça uma tabela prevendo qual assunto e matéria estudar por dia e tenha contato constante com o material de preparação. Além disso, procure por questões passadas do concurso IBGE, assim, você pode testar seus conhecimentos e ter uma prévia do que estará te esperando no dia da prova, quando for valendo a sua aprovação.

Deixe seu Comentário