Como estudar inglês ou espanhol para concursos públicos do zero?

Hoje vamos te contar tudo sobre como estudar inglês ou espanhol para concursos! Você vai saber como é uma prova de língua estrangeira em concursos públicos, como estudar inglês para concurso, como estudar espanhol para concurso e muito mais!

Como estudar inglês ou espanhol para concursos

Quando você começa a estudar para um cargo público, dependendo da sua escolha é provável que apareçam na sua prova questões de inglês de concurso publico ou questões de espanhol para concurso público. Então, nesse texto vamos te contar tudo sobre como aprender inglês para concurso e como aparece o conteúdo de espanhol em concurso público e de inglês em concurso publico.

Inglês para concurso

A nossa primeira dica é que você não confunda o estudo do inglês com o que é preciso estudar de inglês básico para concurso. Fique sabendo que estudar inglês para aprender a falar o idioma e se preparar para passar em um concurso público são tipos completamente diferentes de estudo.

Quando você estuda para aprender o idioma inglês, precisa treinar muito a escuta das palavras e frases, praticar também a sua pronúncia, e ainda aprender gírias e expressões do dia a dia. Por outro lado, em aulas de inglês para concurso, você deve se concentrar em ler, interpretar textos e saber mais sobre o vocabulário utilizado na prova, que normalmente é mais técnico e formal do que o falado no dia a dia.

A segunda dica é ficar atento a banca organizadora do concurso público que você pretende fazer. Cada organizadora tem seu próprio estilo e sua própria maneira de elaborar questões de inglês nas provas. E assim como as provas mudam, a sua abordagem ao se preparar também deve mudar. Por isso, é importante você conhecer a prova para montar seu plano de estudo.

Então, nesse sentido, se o edital ainda não foi publicado é interessante que você procure as provas anteriores na internet para saber qual é o formato das questões e que tipo de texto costuma aparecer. Assim você aproveita e até já treina resolvendo fazendo alguns exercícios. Por outro lado, se o edital já saiu, leia todo o documento com muita atenção para saber se só cai interpretação de textos ou se também é cobrada a gramática.

Fique sabendo que um fator em comum em todas as provas de idiomas em concursos públicos, seja na prova de português ou de inglês, é que você precisa ser muito bom em leitura e interpretação. Por esse motivo, é fundamental conhecer muito vocabulário para se dar bem na prova. Uma dica boa, é na hora da prova, circular as palavras que você conhece no enunciado. Isso pode te deixar mais seguro quanto à compreensão do texto por inteiro.

Por exemplo, se você ainda está começando a aprender do zero e não tem qualquer vocabulário, tente aprender uma palavra nova por dia, anote o termo em um caderno junto com seu significado. A parte mais importante é que você repita esses vocabulários todos os dias para não se esquecer de seus significados. Agora se você já estiver mais avançado, pode escrever frases completas com os vocabulários, pois assim, você fixa melhor a palavra nova e também a gramática envolvida.

É importante que você comece a ler em inglês, pois essa atitude ajuda não apenas a aumentar seu vocabulário e ter familiaridade com expressões mais comuns, mas também pode ajudar você a se habituar com assuntos que podem cair na prova do concurso. Então, procure por notícias em inglês, especialmente da área em que você pretende atuar, assim você começa a conhecer o vocabulário e se acostuma com todos os tipos e tamanhos de textos.

Por fim, uma dica especial para quem nunca estudou inglês ou sabe muito pouco, é que quanto mais você colocar o inglês no seu dia a dia, mais fácil será absorver o idioma. Assista a filmes e séries com legendas em inglês, escute músicas e leia em inglês sempre que for possível. Assim, seu cérebro se acostuma com o inglês e, com o tempo, será mais fácil aprender e decorar as informações de que você precisa para a prova do concurso.

Espanhol para concurso

Sabemos que em geral, ao prestar concurso público, quando a opção a escolha é quase sempre por inglês porque muitos acreditam que aprenderam inglês na escola ou, ainda, desconhecem que pode ser mais simples aprender espanhol. Afinal, a língua espanhola é mais simples porque é muito parecida com a nossa língua portuguesa.

Dessa maneira, assim como mencionamos no inglês, há diferença entre aprender espanhol básico para concurso e aprender espanhol realmente a falar, a pensar e a escrever em espanhol. Em aulas de espanhol para concurso é preciso levar em conta que essa pode ser a chave para a sua aprovação, pois qualquer ponto a mais na nota final pode te deixar dentro das vagas ofertadas no certame.

Mas, para ajudar na sua caminhada de concurseiro, separamos alguns passos para que você comece a aprender língua espanhola para concursos, confira:

  • Comece lendo pequenos parágrafos de um texto em espanhol.
  • Escolha um parágrafo de um texto sobre que gosta de ler ou sobre algo que é notícia nos jornais e que, portanto, você pode conhecer.
  • Antes de tentar começar a leitura, marque todas as palavras que são exatamente iguais àquelas do nosso português.
  • Depois de marcar as palavras iguais, marque também as palavras parecidas com as palavras da língua portuguesa.
  • Em seguida, marque os artigos em espanhol.
  • Então, marque (se houver) as contrações do espanhol.
  • Depois, selecione as preposições, as conjunções e os advérbios.
  • Por fim, marque todos os nomes próprios, nomes de lugares, datas.

Após finalizar os passos acima, você praticamente terá o texto traduzido. Então, agora é o momento de tentar entender esse texto, o que é diferente de ler o texto. Para entender o que está escrito é mais importante apreender o conteúdo e não fazer uma simples leitura do texto. Saiba que é perfeitamente possível entender a mensagem do texto sem entender todas as palavras contidas nele. E é isso que será o diferencial no dia da prova, pois ao entender o conteúdo do texto será mais fácil de acertar as questões sobre ele.

 

 

Deixe seu Comentário