Quais são os métodos eficazes de estudo para passar em concurso público?

A cada dia que passa aumentam (e muito) o número de pessoas que decidem entrar no “mundo dos concursos públicos”. Muito disso se deve a instabilidade crescente que vive a iniciativa privada. Então, para ir na contramão dessa triste situação, nada mais justificável do que buscar uma oportunidade de trabalho onde haja estabilidade. E é aí que entra o funcionalismo público, onde além de segurança de poder manter-se empregado, há ainda a possibilidade de trabalhar com carga horária diferenciada, e claro, ganhar excelentes remunerações. Por isso a busca por métodos de estudo realmente eficazes para passar em concurso público tem sido constante.

Muitos se preocupam em relação ao tempo que possuem disponível para se dedicar a esse estudo, uma vez que nem todo mundo pode dispor de dias inteiros para dedicar-se apenas aos estudos. A grande maioria dos concurseiros precisam conciliar o atual trabalho com a preparação, há aqueles que precisam estudar duplamente, tanto em uma faculdade como para concursos, enfim. Portanto, para essas pessoas, conhecer as melhores métodos de estudo parece algo ainda mais importante.

Mas aqui vai nossa primeira dica de como estudar para concurso : o tempo que se tem disponível não é fator assim tão determinante para um estudo mais ou menos eficaz, desde que ele seja utilizado de maneira inteligente e eficiente. Sabendo disso, a preocupação maior deve ser no que diz respeito a qualidade do estudo e não a quantidade de tempo estudado. Existem muitas situações onde estudar seis ou mais horas pode não surtir tão bons efeitos quanto estudar duas ou três horas, por exemplo.

Outro detalhe que precisa ser levado em conta, e que certamente ajudará na organização e eficácia da sua preparação, diz respeito ao edital. Mais especificamente ao fato de ele já estar ou não publicado. Se o concurso para o qual você busca uma vaga já tem a publicação do documento efetivada, então o tempo até a aplicação da prova não será muito, o que aumenta ainda mais a necessidade de fazer melhor uso das horas que tiver disponíveis para estudar.

Agora, se estamos falando de um concurso que ainda está apenas previsto ou que, apesar de autorizado ainda não tem edital lançado, a tranquilidade pode ser maior, pois nesse caso, independentemente de ter muito ou pouco tempo a dedicar aos estudos, a tendência é que a evolução e eficiência da preparação seja considerável, uma vez que haverá a antecipação ao que ainda está por vir no futuro.

O que fazer para passar em concurso público?

Bom, dito o que já falamos preliminarmente, vamos ao que realmente te trouxe até aqui: como estudar para um concurso público e aumentar suas chances de ser aprovado. Claro, antes de mais nada é necessário ter muito foco, disciplina e determinação, afinal de contas, não se trata de uma conquista fácil de ser alcançada. A exigência costuma ser bastante grande, assim como a concorrência. Por isso, quem tiver mais vontade e a melhor preparação, certamente terá vantagem na disputa por uma vaga.

Vamos priorizar aqui os melhores métodos de estudo para concurso, aqueles que consideramos realmente serem os mais eficientes, que te ajudarão a fazer dessa caminhada mais rápida e simples de ser concluída. Vamos lá?

Assista videoaulas

Se você tem pouco tempo, então nada mais coerente, e porque não dizer eficaz, do que fazer uso de materiais que apresentem os conteúdos de forma mais objetiva possível. Isso apenas as videoaulas conseguem. Pense bem, o que é mais adequado para você: ler uma apostila com centenas de páginas que na maioria das vezes abordam assuntos muitas vezes desnecessários ou assistir videoaulas de poucos minutos, apresentando conteúdos que realmente caem nas provas? Temos certeza que você prefere a segunda opção!

Dentre os métodos de estudo para concursos existentes, as videoaulas têm ainda outro fator importantíssimo, seja para quem tem pouco ou bastante tempo disponíveis para dedicar aos estudos: elas são elencadas em formato de plano de estudos. Em outras palavras, elas estão na ordem exata em que precisam ser assistidas, ou seja, bastará que você dê o play e automaticamente estará se preparando da melhor forma.

Pode ter certeza, investir em um bom curso online para concurso, e usufruir das videoaulas que ele oferece, é um dos caminhos mais curtos e eficazes para conseguir passar em concurso público, mesmo tendo apenas poucas horas por dia para se preparar.

Treine com questões de concursos anteriores

Outra entre as técnicas de estudo para concurso que é comprovadamente eficaz, e que certamente fará uma enorme diferença durante sua preparação, é treinar resolvendo questões. Aqui podemos encaixar com tranquilidade aquele famoso ditado que diz: “a prática leva à perfeição”. Qualquer seja a atividade, acredite, é impossível alcançar a excelência sem treino. E isso obviamente não é diferente quando se trata de estudar, e não apenas para certames, como também para provas de colégio, faculdade, enfim.

Nas plataformas de questões para concursos você terá um acervo com milhares de questões, inclusive com respostas em vídeo gravadas pelos professores da disciplina. Poderá também resolver simulados prontos ou criar seus próprios simulados. Eles vão te dar uma noção quase real de como será o dia da prova. Fazendo bom uso, você testa seus conhecimentos, descobre os pontos onde está indo bem e aqueles nos quais precisa melhorar, e ainda consegue cronometrar quanto tempo levaria para concluir.

Não resta dúvida que esse tipo de simulação fará com que você chegue ao grande dia com muito mais bagagem, concentração e tranquilidade, além de ser uma excelente válvula de escape para quem tem poucas horas disponíveis e sonha em passar em concurso público.

Caso você tenha investido no curso online, além das videoaulas também será disponibilizada essa plataforma de questões, para fazer um fantástico combo de métodos de estudo para concurso público. Agora, se preferir dedicar todo seu tempo apenas treinando com resoluções, fique à vontade, é possível também adquirir apenas esse serviço de maneira isolada.

Então é isso, esperamos ter conseguido te deixar por dentro das melhores técnicas de estudo para concurso, mostrando assim como ter uma preparação eficaz e suficientemente capaz de te deixar na rota da aprova. Siga sempre ligado aqui no blog Arquitetando sua Carreira, pois a todo momento traremos as principais notícias e dicas sobre concursos públicos.

Deixe seu Comentário