Como entrar na polícia federal? Confira essas dicas para ser aprovado no concurso!

Se você quer saber mais sobre o concurso PF veio ao lugar certo. Afinal, é a partir da aprovação no certame que você vai conseguir garantir uma vaga como funcionário público da Polícia Federal. Então, confira esse post até o final, anote nossas dicas e coloque em prática no seu dia a dia de preparação.

Concurso da PF

O concurso da PF é um dos mais aguardados pelos concurseiros. Isso acontece porque o órgão oferece bons salários e ótimos benefícios, sem contar o prestigio de fazer parte da corporação da Polícia Federal. Por isso mesmo, esse é um dos certames mais concorridos. Sendo assim, é necessário antecipar seus estudos para sair à frente dos concorrentes e garantir a aprovação.

Sendo assim, podemos dizer que o cargo mais procurado é o de Policial Federal. Essa função, entre outras atividade, fica responsável por investigar infrações e crimes cometidos contra os interesses da União e empresas públicas federais. Além disso, o policiais federais também são responsáveis por atividades de fiscalização de fronteiras, emissão de passaportes, combate ao contrabando e ao terrorismo, repressão ao tráfico de drogas e combate a crimes cibernéticos e pedofilia.

Requisitos para se tornar um Policial Federal

Antes mesmo de ser aprovado no concurso, o candidato precisa preencher alguns requisitos para participar do certame. Confira todos eles logo abaixo:

  • Idade mínima de 18 anos;
  • Nacionalidade brasileira ou portuguesa;
  • Aptidão física e mental;
  • Boa conduta social;
  • Obrigações eleitorais em dia;
  • Nível de escolaridade compatível com o cargo disputado, que pode ser da carreira policial – que exige diploma de nível superior – ou da carreira administrativa;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em categoria B (no mínimo);

Mas, é importante lembrar que além desse cargo, há outras funções importantes e concorridas na corporação. Como, por exemplo; escrivão, agente, papiloscopista, delegado e perito criminal.

Etapas do concurso PF

Se você está focado na aprovação no concurso da PF, precisa saber que esse certame costuma contar com cinco etapas avaliativas. São elas: prova objetiva e discursiva, teste de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica e investigação social. Ainda vale lembrar que quem é aprovado nessas etapas é convocado para participar de um curso de formação, de caráter eliminatório. Essa formação dura cerca de cinco meses, com aulas e treinamento em período integral.

Mas, vale a pena passar por todo esse processo e conquistar uma carreira sólida. Além disso, o salário inicial para a função é de R$ 12.522,50. Ou seja, assim que o candidato passar pelo curso de formação, já começa ganhando esse valor. E, durante a carreira, o salário aumenta.

A primeira etapa é de suma importância. Afinal, se você não conseguir uma boa nota nela, não segue para as demais. Então, vamos focar nossas dicas nesse primeiro passo.

O que cai no concurso PF

O conteúdo cobrado no certame muda um pouco de acordo com a banca organizadora, que é a empresa responsável pela produção do certame. Mas, normalmente, para o cargo de Policial Federal, essas são as disciplinas cobradas na prova:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Direito Administrativo
  • Informática
  • Noções de Direito Constitucional
  • Contabilidade Geral
  • Noções de Direito Penal e Processual Penal
  • Legislação Especial
  • Estatística
  • Raciocínio Lógico

Dicas para ser aprovado no concurso da PF

Sendo assim, cada uma das disciplinas mencionadas anteriormente, traz vários assuntos que podem aparecer na prova. Por isso, é importante contar com um preparatório online para o concurso da PF. Afinal, assim, você consegue equilibrar seus estudos com os demais afazeres do seu dia. Além disso, um curso com videoulas pode encurtar o caminho até o seu objetivo, ou seja, a aprovação.

Afinal, quando você aprende com videoaulas, tem ao seu lado a experiência de professores que não entendem apenas da matéria em questão, mas também de concurso. E, por isso, podem trazer explicações mais simples e diretas ao ponto. Pois, eles sabem como esses assuntos costumam aparecer nas provas dos certames.

Então, a nossa primeira dica é que você aposte em um preparatório online para o concurso da PF. Afinal, assim, você conseguirá garantir a aprovação já na primeira tentativa e construir uma carreira de sucesso como funcionário público.

Responda perguntas de concursos anteriores

Outra dica de ouro para quem quer ser aprovado é responder questões de concursos anteriores. Ou seja, resolver perguntas que já foram aplicadas em certames passados da Polícia Federal. Afinal, dessa forma, você tem uma prévia do que estará te esperando no grande dia. Assim, também é possível testar seus conhecimentos, conferir quais assuntos já foram aprendidos e quais precisam ser revisados.

Mas, atenção! É importante pesquisar por questões direcionadas pra o concurso e cargo que você quer concorrer. Por exemplo, se você quer ser policial federal, pesquise por questões do último concurso da PF para o cargo de policial. Assim, o seu estudo será ainda mais direcionado e os seus resultados ainda melhores.

Então, adicione essa prática de resolução no seu dia a dia de estudos. Afinal, quanto mais você praticar, mais estará preparado para encarar a prova. E na hora de responder, preste muita atenção a todos os detalhes da pergunta. Verifique o tamanho dos enunciados, quantas são as alternativas de resposta e o nível de dificuldade de cada disciplina. São detalhes importantes que vão fazer a diferença e te colocar dois passos a frente dos concorrentes.

Resolva provas completas do concurso PF

Além de responder perguntas, você também deve resolver provas completas do concurso da PF. Mesmo que pareça uma prática similar, quando você resolve a prova, além de testar seus conhecimentos, também pode conferir outras informações importantes. A principal delas é sobre o seu tempo de resolução. Afinal, cada concurso traz um tempo máximo para os candidatos resolverem a prova. Por isso, é importante que você saiba quanto tempo leva.

Então, na hora de praticar, imprima a prova completa, escolha um canto silencioso da sua casa e responda todas as perguntas. Tire todas as distrações de perto, deixe ao seu lado apenas uma garrafinha de água e um chocolate. Faça poucas pausas e deixe o celular mais afastado cronometrando seu tempo de resposta. Despois de terminar, confira suas respostas com o gabarito oficial e veja quantas questões você acertou. Repita essa prática com uma nova prova depois de um mês de preparação e confira como foi o seu desempenho.

Deixe seu Comentário