Como se preparar para a 1ª fase da OAB?

Em primeiro lugar, é preciso destacar que a atual edição da prova da 1ª fase da OAB, o XXXIV Exame de Ordem, será aplicada neste domingo (20) no período da tarde. Inclusive, os locais de prova já podem ser consultados através do endereço eletrônico https://inscricaooab.fgv.br/. Por outro lado, a prova da 2ª fase está prevista para ser aplicada no dia 24 de abril de 2022.

Mas, preparamos um texto especial para quem pretende realizar o Exame da Ordem no futuro. Vamos apresentar dicas de preparação voltadas para a 1ª fase da OAB e também te contar quais são as vantagens de estudar com um preparatório do Aprova Concursos para se dar bem no dia do Exame da Ordem.

Quem pode fazer a prova da OAB?

Para fazer o Exame de Ordem é necessário ser estudante de Direito e comprovar estar matriculado nos dois últimos semestres ou estar no último ano do curso de graduação em Direito. Ou ainda, já ter concluído a faculdade na área.

Estudantes que forem aprovados e ainda não concluíram o curso de graduação em Direito poderão retirar os seus certificados de aprovação se apresentarem os requisitos acima.

Como é a 1ª fase da OAB?

A prova de primeira fase da OAB é formada por 80 questões objetivas, de múltipla escolha, sendo que cada uma delas possui quatro alternativas de resposta.

Se você tem dúvida sobre quantas questões tem que acertar para passar na oab, fique sabendo que para ser habilitado para a 2ª Fase, o candidato precisa acertar 50% das questões. Ou seja, ao pesquisar sobre qual a nota para passar na oab, a resposta que você encontrará é 40, que corresponde ao número de perguntas que são necessárias acertar, pois cada uma tem o valor de um ponto.

Agora se a sua dúvida é sobre como é a prova da oab, a prova de primeira fase do exame da ordem tem duração de cinco horas. No momento de aplicação da 1ª fase da prova do Exame da Ordem não é permitido quaisquer materiais de consulta.

É importante destacar ainda que as questões da prova da oab poderão ser formuladas de modo que, necessariamente, a resposta reflita a jurisprudência pacificada dos Tribunais Superiores.

E ainda, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a responsável pela aplicação da prova OAB desde 2010. A exceção foi o primeiro Exame de Ordem, organizado no primeiro semestre de 2010, quando foi aplicado pela então Cespe/UNB (que hoje é conhecido como Cebraspe).

Em quais cidades é aplicada a prova da OAB?

No quadro abaixo você confere todas as opções de local de aplicação para prestar as provas da 1.ª e 2.ª fase do Exame de Ordem:

 

ESTADOSCIDADES
AcreRio Branco.
AlagoasMaceió e Arapiraca.
AmazonasManaus.
AmapáMacapá.
BahiaSalvador, Barreiras, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
CearáFortaleza, Crato e Sobral.
Distrito FederalBrasília.
Espírito SantoVila Velha, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.
GoiásGoiânia, Anápolis, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Rio Verde, Catalão e Ceres.
MaranhãoSão Luís e Imperatriz.
Minas GeraisBelo Horizonte, Araxá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itauna, Ituiutaba, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Muriaé, Ouro Preto, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre,Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Unaí, Varginha e Viçosa.
Mato GrossoCuiabá, Barra do Garças, Cáceres, Diamantino, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
Mato Grosso do SulCampo Grande, Corumbá, Três Lagoas e Dourados.
ParáBelém, Marabá, Santarém e Redenção.
ParaíbaJoão Pessoa, Patos, Campina Grande e Sousa.
ParanáCuritiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, PontaGrossa e Umuarama.
PernambucoRecife, Caruaru e Petrolina.
PiauíTeresina, Floriano, Corrente, Parnaíba e Picos.
Rio de JaneiroRio de Janeiro, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda, Niterói, Duque de Caxias, Petrópolis e Nova Friburgo.
Rio Grande do NorteNatal e Mossoró.
Rio Grande do SulPorto Alegre, Bagé, Cachoeira do Sul, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, Santa Maria, Santa Rosa, Santiago, Santo Ângelo, São Leopoldo eUruguaiana.
RondôniaPorto Velho, Cacoal, Ji-Paraná, Vilhena.
RoraimaBoa Vista.
Santa CatarinaFlorianópolis, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joinville, Joaçaba e Lages.
São PauloSão Paulo, Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Avaré, Barretos, Bragança Paulista, Bauru, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Itapetininga, Jaú, Jundiaí, Guarulhos, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Taubaté, Santos, São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Dracena e Votuporanga.
SergipeAracaju.
TocantinsPalmas, Gurupi e Araguaína.

O que estudar para passar na OAB

Para você saber como estudar para passar na oab, primeiro precisa conhecer a lista de disciplinas que são cobradas nessa primeira fase da prova:

  • Ética Profissional – 8 questões
  • Filosofia do Direito – 2 questões
  • Direito Constitucional – 7 questões
  • Direitos Humanos – 2 questões
  • Direito Internacional – 2 questões
  • Direito Tributário – 5 questões
  • Direito Administrativo – 6 questões
  • Direito Ambiental – 2 questões
  • Direito Civil – 7 questões
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)  – 2 questões

Agora, vamos aos conteúdos que costumam aparecer com mais frequência em cada uma dessas matérias:

  • Direito Constitucional: Controle de Constitucionalidade; Organização do Estado; e Ações Constitucionais.
  • Direito Civil: Das Obrigações; e Direito da Família.
  • Direito Administrativo: Agentes Públicos; Licitação; e Intervenção do Estado na Propriedade.
  • Ética e Estatuto da OAB: Prerrogativas; Infrações e Sanções disciplinares; e Deveres Éticos.
  • Direito Internacional: Tratamento Jurídico dos Estrangeiros; Teoria do Direito Internacional; e Competência Internacional.
  • Direito do Trabalho: Contrato de Trabalho; Remuneração; e Jornada de Trabalho.
  • Processo do Trabalho: Recursos; Rito Sumaríssimo; e Competência.
  • Processo Penal: Recursos; Ação Penal; e Legislação Extravagante.
  • Direito Empresarial: Sociedades no C.C; Títulos de Crédito; e Falências.
  • Direito do Consumidor: Proteção Contratual; Direitos Básicos do Consumidor; e Publicidade.
  • Direito Tributário: Impostos em espécie; Competência e Poder de tributar; e Crédito Tributário.
  • Direitos Humanos: Pacto de San José de Costa Rica; Proteção Internacional dos Direitos Humanos; e Teoria Geral dos Direitos Humanos.
  • Processo Civil: Execução; Recursos; e Processo Ordinário.
  • Direito Penal: Crimes em Espécie; Teoria da Pena; e Relação de Causalidade.
  • Estatuto da Criança e do Adolescente: Adoção; Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente; e Medidas Socioeducativas.
  • Direito Ambiental: Competências Constitucionais / Ambientais; Responsabilidade Civil / Ambiental; e Unidades de Conservação.
  • Filosofia: Hermenêutica; Justiça; e Conceito de Direito.

Curso online para OAB

Estar bem preparado para o Exame de Ordem é essencial, existem diversas opções de curso online para o exame da ordem com professores capacitados e que entendem bem como são as questões e todo o procedimento da prova.

Mas, a nossa sugestão para ajudar nos seus estudos é curso online para 1ª fase OAB oferecido pelo Aprova Concursos. Eles analisam todos os exames anteriores e organizam o preparatório de acordo com o que é mais cobrado pela banca organizadora. Os alunos estudam com videoaulas e material complementar em PDF, inclusive não há limite de visualização dentro do prazo de acesso.

O curso do Aprova para o exame da oab oferece ainda videoaulas de marcação de código, aulas de revisão pré-prova para reforçar os principais pontos cobrados no exame, acesso às videoaulas de todas as áreas da 2ª fase e dicas de redação aplicadas à prova discursiva e à peça prático-profissional da OAB.

Por fim, é preciso lembrar que a aprovação no Exame de Ordem é uma condição necessária para os profissionais da área de Direito exercerem a profissão da advocacia. E ainda, para quem deseja seguir uma carreira pública é imprescindível passar no Exame da Ordem dos Advogados para obter o registro profissional, pois este é requisito em todos os editais que oferecem vagas na área de Direito. Inclusive, o Aprova além do curso para o exame da oab, também oferece cursos para concursos públicos.

Deixe seu Comentário