Como se preparar de maneira eficaz para o próximo concurso da Receita Federal?

Conquistar uma vaga no concurso da Receita Federal é o objetivo de muitos concurseiros pelo Brasil. Mas, devido a essa vontade coletiva, este é um dos certames com maior índice de concorrência. Porém, com o direcionamento certo dos seus estudos é possível sim ser aprovado e aproveitar todos os benefícios da carreira pública dentro da RF. E para te dar uma força, separamos abaixo algumas dicas valiosas de como você pode se preparar de forma inteligente e conquistar a sua vaga.

Então, confira o post até o final, anote nossas dicas e coloque em prática no seu dia a dia de estudos. Temos certeza que você vai se surpreender com os resultados.

Antecipe seus estudos para o concurso da Receita Federal

O primeiro ponto que você precisa levar em conta na hora de se preparar para a prova da Receita Federal é não esperar a publicação do próximo edital. Afinal, quando o edital é publicado você tem poucos dias até a prova. Dessa forma, pode não conseguir dar conta de estudar todos os assuntos do conteúdo programático, ou seja, as matérias e temas que podem aparecer na sua prova. Sendo assim, a primeira dica desse post é: antecipe seus estudos!

Para isso, você pode conferir o edital do último concurso com vagas para o cargo do seu interesse. Afinal, você encontrará concurso para Perito Receita Federal, assim como, para Auditor Fiscal, Assistente Técnico Administrativo e muitas outras funções. Então, é importante que você foque em um cargo e confira o que foi cobrado em concursos anteriores. Assim, você direciona seus estudos e tem melhores resultados.

Aposte em um curso preparatório para Receita Federal

A segunda dica e não menos importante na hora de estudar para concursos públicos é apostar em um curso preparatório. Afinal, os certames possuem particularidades na hora de cobrar cada assunto, é o que chamamos de estilo de cobrança da banca organizadora. Por isso, não basta estudar os assuntos é preciso estudar de uma forma direcionada para o concurso e é exatamente isso que o curso online faz por você.

E aqui também vale o direcionamento para o cargo que você quer conquistar uma vaga. Então, na hora de escolher opte pelo curso online para concurso de Perito Receita Federal, caso essa seja a função que você deseja desempenhar. Afinal, cada cargo traz matérias diferentes de cobrança, assim como, níveis de dificuldade variados. Por exemplo, um cargo que exige nível médio trará questões mais simples de matemática do que a prova para uma função que exige nível superior dos candidatos.

Outro ponto importante é que quando você estuda com um preparatório online com videoaulas, pode contar com as explicações diretas dos professores e toda a experiência desses profissionais. Dessa forma, você pode aprender ou revisar um assunto em cerca de 30 minutos assistindo uma videoaula. Ou seja, muito melhor do que passar horas lendo uma apostila sem a garantia de que vai entender o conteúdo.

Então, encare o preparatório como um investimento que te deixará mais perto da aprovação no concurso da Receita Federal. Assim, você poderá recuperar o valor investido já no primeiro mês de salário como funcionário do órgão.

Responda questões de concursos anteriores

Outra forma eficiente de se preparar para a prova da Receita Federal é responder questões que já foram aplicadas em concursos anteriores do órgão. Essa prática melhora o seu desempenho de diferentes formas. Primeiro, ela serve como uma termômetro para a sua preparação. Afinal, com base nos seus erros e acertos, você saberá quais temas já foram aprendidos e quais precisam ser reforçados durante o estudo. Além disso, responder questões de temas que você aprendeu durante a semana anterior, servem para revisar os assuntos e manter os conteúdos sempre frescos em sua mente.

Além disso, é uma ótima forma para conhecer melhor a prova e sair dois passos à frente dos seus concorrentes. Então, preste atenção a todos os detalhes que puder. Confira o tamanho dos enunciados, o nível de dificuldades das questões, quantas são as alternativas de respostas, se há algum tipo de pegadinha ou longos textos de consulta. Enfim, tudo que você puder reparar, poderá ser usado para melhorar o seu entendimento e aproveitamento dos estudos.

Então, defina uma rotina de resolução com base no que você está aprendendo no curso preparatório. Também é bem importante conferir como está o seu desempenho semana a semana e por disciplina. Em algumas plataformas é possível ainda comparar os seus resultados com os números dos demais concorrentes, o que pode ser bom para ter um parâmetro de como está o seu desempenho. Mas, lembre-se que você é o seu maior concorrente, é a única pessoa que deve ser superada todos os dias.

Cuide-se durante a preparação

Aposto que você não estava esperando encontrar um tópico assim em um texto sobre como se preparar de maneira eficaz para o próximo concurso da Receita Federal, mas o cuidado é muito importante para alcançar o seu objetivo. Então, faça exercícios regularmente, tenha uma alimentação balanceada, tire algumas horas para fazer atividades que goste em boa companhia ou sozinho mesmo.

Afinal, o processo de preparação pode ser cansativo, por exigir muito de você. Por isso, é bem importante estar preparado para isso. De qualquer forma, vale lembrar que esse tempo de estudos tem data para terminar, ou seja, até a sua aprovação chegar. Depois disso, você poderá descansar e nem lembrará desse período de preparação.

Defina metas menores

O objetivo final do estudante é ser aprovado no concurso da Receita Federal, porém, como ele é um objetivo de médio prazo, é interessante definir metas menores que poderão ser alcançadas em menos tempo. Afinal, quando você conquista uma pequena meta se mantém motivado para alcançar o seu objetivo final.

Essas metas são pessoais e precisam estar de acordo com você, com suas dificuldades e preferências. Mas, para você ter uma ideia é possível definir pontos como: acertar no mínimo 30 questões de matemática por dia, tirar nota 7 no simulado do concurso anterior, assistir a 5 videoaulas por dia na semana e por aí vai. O importante é que elas sejam possíveis de realizar no período definido por você.

Deixe seu Comentário