Como se preparar para provas de língua estrangeira em concursos públicos?

Muitos concurseiros ficam receosos quando ficam sabendo que há inglês para concurso ou espanhol em concurso público. Se você faz parte desse grupo, precisa ler este post até o final. Pois, separamos muita informação sobre o assunto e dicas essenciais que vão te ajudar a encurtar seu caminho até a aprovação na vaga dos seus sonhos. E não se preocupe, mesmo que o seu conhecimento não seja grande nesses idiomas, ainda sim, você pode fazer um estudo direcionado e ter bons resultados.

Como estudar inglês para concurso e espanhol para concurso

O primeiro ponto que você precisa entender é que não precisa ser fluente no idioma para se dar bem na prova de inglês em concurso público ou gabaritar as questões de espanhol para concurso público. Você apenas precisa fazer um estudo direcionado de acordo com o que é cobrado nas provas. Sendo assim, confira as nossas dicas e aplique no seu dia a dia de preparação.

Treine a leitura em língua estrangeira

A interpretação de texto é um dos principais temas cobrados em prova de língua estrangeira em concursos públicos. Então, você pode treinar lendo muito. Vale, principalmente, conferir jornais online estrangeiros. Afinal, é esse tipo de texto que costuma aparecer nos testes. Mas, quando ficar cansativo, vale ler um livro que seja interessante para você, ou, até mesmo, conferir a letra de uma música que você goste.

O mais importante é estar em contato constante com o novo idioma. Assim, a sua mente entenderá que aquele é um conteúdo importante que precisa ser retido e fixado. Outra dica é assistir a série que você gosta com áudio original e com a legenda em inglês ou espanhol. Essa é outra forma de juntar os estudos com um momento de relaxamento.

Aposte em um preparatório online

Como já mencionamos, a prova de língua estrangeira em concursos públicos exige um conhecimento muito direcionado do idioma. Por isso, é importante contar com aulas de inglês para concurso ou aulas de espanhol para concurso. Assim, você tem um melhor direcionamento de como e quais assuntos aparecerão na sua prova, no dia em que estiver valendo a sua aprovação.

Além disso, com um preparatório online, você pode fazer a sua própria rotina de estudos e equilibrar melhor o seu dia a dia com todas as atividades e responsabilidades. Então, busque cursos que possuam conteúdo direcionado para língua estrangeira e tenha melhores resultados.

Teste seus conhecimentos respondendo questões anteriores

Para você ter uma prévia de como os conteúdos serão cobrados, uma boa dica é responder questões de espanhol para concurso público ou questões de inglês de concurso publico. Assim, você pode simular o grande dia e ainda conferir detalhes importantes como o tamanho dos enunciados, se há muitos textos atrelados as perguntas, quantas são as alternativas de resposta e muito mais. Dessa forma, você conhece o estilo da banca organizadora e pode direcionar seus estudos.

Além disso, responder questões também serve como um termômetro para verificar como está a sua aprendizagem. Afinal, com base nos seus erros e acertos, você pode conferir quais assuntos já foram aprendidos e quais precisam ser revisados. Então, acompanhe o seu desempenho semanalmente e mantenha-se focado no seu objetivo.

Estude termos relacionados ao seu concurso

Mesmo que você tenha nascido no Brasil e fale português todos os dias, com toda a certeza não saberá todas as palavras de um dicionário, muito mesmo os termos técnicos de outras áreas que não sejam a sua. Com outros idiomas não é diferente. Então, a nossa dica é que você pesquise por temos técnicos e formais da área do concurso que você quer conquistar uma vaga.

Por exemplo, se você vai prestar um concurso para se tornar um diplomata, policial ou bombeiro, provavelmente, vai precisar saber mais sobre legislação e política. Então, faça pesquisas, procure conteúdos ligados a esse assunto e tenha mais conhecimento no vocabulário específico. Sendo assim, você pode anotar as palavras mais difíceis em papéis e espalhar pela casa, em lugares que você sempre vai ver. Assim é mais fácil de guardar.

Confira o conteúdo programático no edital

A verdade é que você não precisa chutar o que cairá no concurso. O conteúdo programático é parte do edital, o documento oficial do concurso. Sendo assim, você pode e deve conferir o edital para saber o que será cobrado. É claro que pela internet você encontra algo como inglês básico para concurso ou espanhol básico para concurso. Mas, lembre-se quanto mais específico for a sua preparação melhor serão os seus resultados. Por isso, é importante saber em qual ou quais concursos você vai focar a sua preparação.

Depois que você souber o que cairá no concurso, é só distribuir os assuntos entre os seus dias de preparação. Por isso, é interessante fazer uma planilha com as horas do seu dia e conferir os períodos que você tem livre para estudar. Mas, não esqueça, esse é um período que necessita de foco. Então, não adianta responder cem questões de espanhol para concurso público em um dia e ficar uma semana sem estudar. É preciso ter constância para chegar no seu objetivo.

Inglês para concurso ou espanhol em concurso público

Então, não importa qual dos idiomas estará presente na sua prova. Você precisa tratá-lo como qualquer outra disciplina e focar nas melhores formas de obter conhecimento. Afinal, muitos certames cobram conteúdos de Direito, por exemplo, para concorrentes de nível médio que nunca viram assuntos dessa disciplina anteriormente. Sendo assim, com as nossas dicas, temos certeza que você vai alcançar a aprovação, se tornar funcionário público e contar com todos os benefícios dessa carreira.

Então, treine a leitura no novo idioma, aposte em um preparatório online, teste seus conhecimentos respondendo questões, estude termos relacionados ao seu concurso e confira o conteúdo programático. São dicas simples, porém funcionais. E lembre-se que a prática leva a perfeição, então, responda várias questões de espanhol para concurso público ou de inglês para concurso. Afinal, é melhor errar agora na hora de se preparar do que no dia oficial quando estiver valendo a sua aprovação.

Deixe seu Comentário