É possível ser aprovado em concurso público estudando sozinho?

A pergunta que dá título a esse texto tem sido feita com cada vez mais frequência pelos concurseiros, afinal de contas, com a correria do dia a dia, a necessidade de precisar conciliar o estudo com o emprego, sobra pouco tempo para, por exemplo, frequentar um cursinho preparatório presencial. Porém, isso não precisa ser mais uma preocupação. Vamos desde já transformar aquela pergunta ali de cima em uma afirmação. Portanto, é possível ser aprovado em concurso público estudando sozinho! E o questionamento que então passará a existir é por onde começar a estudar para concurso sozinho?

E o melhor caminho, pode ter certeza, é contando com o auxílio de um bom curso online. Sim, você tem que estudar online para concurso! E essa preparação se dará através de videoaulas apresentando os conteúdos que serão cobrados nas provas, de acordo com o que é apresentado no conteúdo programático presente no edital e no histórico de certames anteriores. A partir de agora vamos falar mais sobre isso, e dar várias outras dicas para quem vai estudar sozinho.

Estudando Sozinho para Concurso Público

Existem duas formas que são, comprovadamente, as mais eficazes para ter uma melhor preparação, principalmente quando se trata de estudar sozinho para concurso público. Se você inseri-las em sua preparação, acredite, a missão se tornará muito mais fácil, e aquela que até então era considerada uma adversidade, vai fazer de você um dos favoritos às vagas. A partir de agora falaremos em detalhes sobre cada uma delas:

Assistir Videoaulas

As videoaulas para concursos, como antecipamos no parágrafo anterior, têm o poder de apresentar conteúdos que realmente serão cobrados nas provas. Estudar assistindo-as tende a ser muito mais eficiente do que ler uma apostila, por exemplo, pois o que essa apostila costuma abordar em dezenas, as vezes até centenas de páginas, uma videoaula é capaz de fazê-lo em poucos minutos, de forma simples e objetiva.

Essas aulas EAD para concursos têm ainda a vantagem de estarem elencadas em formato de plano de estudos, ou seja, na ordem exata em que devem ser estudadas, começando sempre pelos conteúdos mais importantes. Dessa forma, mais uma vez você economiza tempo, pois basta dar o play e automaticamente estará se preparando da melhor forma, sem precisar perder minutos preciosos criando um cronograma.

Não pense na aquisição de um curso online para concursos como um gasto, e sim como um investimento, pois ele te colocará no caminho mais curto para a aprovação. Porém, caso num primeiro momento você não disponha de condições para a compra, não se preocupe, esse mesmo preparatório certamente terá também terá redes sociais, como Facebook e YouTube, por exemplo, onde divulgará conteúdos gratuitos, tais como análises de editais, dicas de estudos, revisões de véspera, entre outros.

As videoaulas com certeza são uma excelente resposta para você que quer saber por onde começar a estudar sozinho mas, em contrapartida, precisamos ser muito transparentes ao afirmar que elas por si só não farão mágica. Para que dê realmente certo é necessário que você tenha muita disciplina e foco. Para isso, aqui vai mais uma dica: defina quantas horas por dia você dispõe para dedicar aos estudos. Leve em consideração os períodos em que tem atividades fixas, como trabalho, por exemplo. Não deixe também de pensar nos momentos reservados para o lazer, atividades físicas, enfim. Uma vez feito esse levantamento, calcule quanto sobra para exclusivamente se preparar.

Se em seu cálculo ficou definido que você terá três horas diárias disponíveis para esse propósito, então use essas três horas para realmente estudar. Não se sabote! Só quem sairá prejudicado com qualquer procrastinação será você. Então desligue o celular e deixe claro para quem estiver por perto para somente o interromperem em último caso.

Praticar Resolvendo Questões

Um outro método extremamente eficiente para você que se pergunta qual a melhor forma de estudar para concurso público sozinho, sem dúvida é praticar resolvendo questões de concursos anteriores. E aqui vai uma notícia importante, o mesmo curso online que você adquirir para assistir videoaulas, também disponibilizará uma plataforma contendo um acervo com milhares de questões de provas anteriores das mais diferentes instituições, bancas organizadoras, disciplinas, assuntos, níveis de escolaridade, enfim. Ou, caso você preferia, é possível comprar apenas o acesso a essa plataforma. A escolha é sua. Muito embora o combo videoaulas + questões seja praticamente imbatível.

Nela você terá, além do já citado acervo com milhares de questões propriamente ditas, muitas delas com resoluções em vídeo. Poderá ainda resolver simulados prontos ou criar seus próprios simulados. Eles vão te dar uma noção quase real de como será o dia da prova. Fazendo bom uso, você testa seus conhecimentos, descobre os pontos onde está indo bem e aqueles nos quais precisa melhorar, e ainda consegue cronometrar quanto tempo levaria para concluir.

Sim, aqui entra aquele famoso ditado que diz: “a prática leva à perfeição”. Qualquer seja a atividade, acredite, é impossível alcançar a excelência sem treino. E isso não é diferente quando se trata de preparação para concurso público estudando sozinho.

Essa mesma plataforma disponibiliza ainda algo que nos dias de hoje, em que estamos praticamente 24 horas com o celular na mão e fazemos uma série de atividades através dele, um aplicativo com o qual você terá oportunidade de praticar onde quer que esteja, detalhe muito legal para quem quer aproveitar cada instante. Seja na fila do transporte público, naqueles minutinhos de intervalo do trabalho, enquanto faz um lanche ou qualquer seja a situação, você poderá resolver questões e aperfeiçoar ainda mais seu conhecimento.

Se sua dúvida antes de chegar a esse post era qual a melhor forma de estudar para concurso sozinho, com certeza conseguimos te provar que é perfeitamente possível fazê-lo assistindo videoaulas e treinando com questões! Então acredite em você, além de toda a vontade que sabemos que você tem, tenha também, como já dissemos, muito foco, disciplina e dedicação, e claro, faça bom uso de todas as dicas que viu nesta postagem, para assim aumentar de forma considerável a possibilidade de conquistar aquela sonhada vaga que tanto busca.

Deixe seu Comentário