[2022] O melhor curso preparatório para concurso, para VOCÊ!

Você já deve ter visto, em alguns sites, rankings com os melhores cursos para concurso público. Cada site costuma utilizar um método para isso, como números de supostos aprovados, quantidade de cursos ofertados, formatos de materiais utilizados (videoaula, pdf, apostilas, etc.), depoimentos de ex-alunos, nota no Reclame Aqui, e por aí vai. Mas, como saber se de fato um preparatório online para concurso é o melhor PARA VOCÊ? Neste post, te ensinaremos a comparar qual opção se encaixa melhor para a sua necessidade. Fique conosco até o final!

Melhor curso online para concurso. Existe apenas um?

Esse é um bom ponto de partida para a nossa análise. Não queremos criar aqui um ranking que vá, de alguma forma, apontar O MELHOR. O que faz de um curso preparatório ser, ou não, o mais indicado, é o quanto ele se adapta a você. O que você procura? Uma preparação de longo prazo? Uma revisão intensa do conteúdo do edital? Reforçar uma disciplina que seja um ponto fraco? Treinar com questões que já foram cobradas em provas anteriores? É muito difícil que todos os concurseiros tenham as mesmas expectativas com um cursinho preparatório.

Por isso, o primeiro paradigma que nós queremos quebrar é justamente esse: não existe um único melhor curso preparatório. Se alguém quiser te vender essa ideia, talvez a melhor coisa a fazer seja “fugir”, pois é provável que exista uma intenção comercial por trás disso! 

Como descobrir qual é o melhor curso para mim?

Já demos algumas pistas no tópico anterior. Para saber qual é o melhor curso para você, se pergunte: o que eu busco em um curso preparatório? Baseado na sua própria resposta, inicie a busca e identifique qual se encaixa melhor. Mas tenha uma coisa em mente: é provável que você não encontre o “curso perfeito”. Neste caso, escolha aquele que mais se aproximar dos seus critérios!

E falando em critérios, não se esqueça de que o objetivo final de toda pessoa que estuda para concurso é um só: ser aprovado (e nomeado!). Se você concorda com esse ponto de vista, já conseguimos te ajudar em um dos critérios importantes na sua escolha: um curso preparatório que ajude na aprovação “o mais rápido possível”.

Lista de critérios para escolher um curso preparatório

Pode ser difícil criar a sua própria lista de critérios, por isso, deixamos abaixo uma lista de sugestões para sua consulta e escolha (se assim desejar).

Curso focado na aprovação “o mais rápido possível”

Como saber se um curso está – ou não – focado na sua aprovação “o mais rápido possível”? Nós entendemos que o formato de venda dos preparatórios diz muito! Algumas empresas focam mais em vendas de assinaturas, ou seja, um olhar de médio e longo prazo. Enquanto isso, existem soluções no mercado focadas em vender cursos específicos por instituições/órgãos (ex.: INSS, Polícia Federal, a prefeitura da sua cidade, etc.). 

Além disso, proporcionar facilidade nos momentos de estudo é outro sinal. Cuidado com as ofertas que “prometem muito”. Esse tipo de preparatório exigirá de você mais horas de dedicação, mas que nem sempre são possíveis ou necessárias. Se você está em busca de rapidez na aprovação, busque um preparatório que otimize seu tempo e a quantidade de conteúdo a ser visto.

Atenção: otimizar a quantidade de conteúdo não significa deixar de estudar algum tema importante. Existem empresas que analisam minuciosamente os editais e provas anteriores para criarem um programa de estudos objetivo e dinâmico. Certifique-se de escolher uma empresa com essas características.

Características dos principais preparatórios do mercado (por ordem alfabética):

Alfa Concursos: Foco maior em Assinatura. Conteúdos em formato de vídeo e pdf.

site do Alfa Concursos

site do Alfa Concursos

Aprova Concursos: Foco maior em preparatórios específicos por instituição/órgão. Conteúdo principal em videoaula + material de apoio em pdf.

site do Aprova Concursos

site do Aprova Concursos

Casa do Concurseiro: Foco maior em preparatórios específicos por instituição/órgão. Conteúdo em videoaula e possibilidade de download das aulas em pdf.

site do Casa do Concurseiro

site do Casa do Concurseiro

Direção Concursos: Foco maior em preparatórios específicos por instituição/órgão. Conteúdo em videoaula e possibilidade de download das aulas em pdf.

site do Direção Concursos

site do Direção Concursos

Estratégia Concursos: Foco maior em Assinaturas (com opções de assinaturas direcionadas para a área de interesse). 

site do Estratégia Concursos

site do Estratégia Concursos

Focus: Foco maior em Assinatura.

site do Focus Concursos

site do Focus Concursos

Gran Cursos: Foco maior em Assinatura.

site do Gran Cursos

site do Gran Cursos

Curso com o conteúdo 100% online

Isso é importante para você? Ter o conteúdo disponível 100% online é decisivo para a sua escolha? Então considere este critério ao selecionar um preparatório.

Por mais óbvio que esse critério pareça, algumas empresas ainda oferecem a modalidade de estudos via apostilas ou presencial.

Em nosso levantamento, os principais preparatórios do mercado oferecem cursos 100% online, sendo que o Alfa Concursos também possui o formato de estudos via apostilas (material físico).

Curso com aulas específicas para o meu edital e cargo

Para você, o que mais interessa? 

Estudar uma determinada disciplina e saber “tudo sobre ela” ou fazer um estudo orientado para as características específicas do seu cargo/edital?

Dependendo da resposta, esse critério terá mais ou menos peso na sua escolha. Não existe uma verdade absoluta!

Veja como isso funciona nos principais preparatórios para concurso:

Alfa Concursos: Possui preparatórios específicos por cargo, mas não deixa claro no site se as aulas são criadas com base nos editais anteriores da instituição/órgão em questão. Possui apenas a informação de que as aulas são baseadas com a perspectiva das principais bancas examinadoras, mas sem deixar claro se está focada naquele determinado cargo ou instituição/órgão. 

Aprova Concursos: Possui preparatórios específicos por cargo e, de acordo com o site, as aulas de cada curso são criadas com base na análise de editais e provas anteriores, para que o concurseiro estude àquilo que tem mais chance de ser cobrado na prova específica de seu interesse.

Casa do Concurseiro: Possui preparatórios específicos por cargo, mas não deixa claro no site se as aulas são criadas com base nos editais anteriores da instituição/órgão em questão.

Direção Concursos: Possui preparatórios específicos por cargo e, de acordo com o site, as aulas de cada curso são 100% focadas no edital.

Estratégia Concursos: Possui preparatórios específicos por cargo e, de acordo com o site, as aulas de cada curso são 100% focadas no edital. 

Focus: Possui preparatórios específicos por cargo e, de acordo com o site, as aulas de cada curso são focadas no edital, após análise de editais anteriores.

Gran Cursos: Possui preparatórios específicos por cargo e, de acordo com o site, as aulas de cada curso são baseadas no edital.

Curso que oferte plataforma para responder questões (online)

Uma das formas mais objetivas para fixar o aprendizado é através da prática e, no caso de uma preparação para concurso, treinar com questões de provas anteriores é uma excelente dica. Se você valoriza essa opção de estudo, este deve ser um critério a considerar.

Quem oferta e quem não oferta uma plataforma de questões?

Alfa Concursos: Não há oferta no site. 

Aprova Concursos: Oferta plataforma com milhares de questões atualizadas. De acordo com o site, questões anuladas, canceladas e desatualizadas são removidas.

Casa do Concurseiro: Não há oferta no site.

Direção Concursos: Não há oferta direta no site, mas possui uma parceria com o site de questões Q Concursos.

Estratégia Concursos: Oferta plataforma com mais de meio milhão de questões. Não informa claramente se as questões anuladas, canceladas e desatualizadas são retiradas do ar. 

Focus: Oferta plataforma com mais de meio milhão de questões. Não informa claramente se as questões anuladas, canceladas e desatualizadas são retiradas do ar. 

Gran Cursos: Oferta plataforma com mais de meio milhão de questões. Não informa claramente se as questões anuladas, canceladas e desatualizadas são retiradas do ar. 

Curso que facilite minha vida e organize as aulas por grau de importância

Talvez você não queria ter que ficar gerenciando um cronograma de estudos paralelo às aulas, muito menos sair à caça de informações sobre quais matérias estudar primeiro, o que priorizar, etc. Se isso é importante no seu ponto de vista, procure por uma empresa que disponibilize as aulas de tal forma que você estudará os conteúdos por ordem de importância e não simplesmente por blocos de disciplinas.

Veja o que encontramos nos sites dos melhores cursos preparatórios do mercado:

Alfa Concursos: Não informa nada sobre como são organizadas as aulas. 

Aprova Concursos: Informa no site que os conteúdos estão na ordem do que tem mais chance de ser cobrado na prova.

Casa do Concurseiro: Não informa nada sobre como são organizadas as aulas.

Direção Concursos: Informa no site que existe um direcionamento inicial, em vídeo, apontando quais são as aulas mais importantes e quais são os temas menos cobrados pela banca.

Estratégia Concursos: Não informa nada sobre como são organizadas as aulas. 

Focus: Não informa nada sobre como são organizadas as aulas. Apenas menciona que os conteúdos são preparados com base no último edital. 

Gran Cursos: Não informa nada sobre como são organizadas as aulas.

Curso que otimize o conteúdo da aula para o que é essencial ser estudado

Nem todo mundo tem tempo ou vontade de aprender tudo sobre um determinado assunto. Se você é uma dessas pessoas que se satisfazem com o essencial, então vale a pena buscar por uma empresa que ofereça cursos que tenham somente os conteúdos com maior probabilidade de serem cobrados na prova.

Será que existe isso no mercado? Veja a nossa análise:

Alfa Concursos: Não contém essa informação no site. 

Aprova Concursos: Contém no site a informação de que as videoaulas são com os conteúdos que mais caem na prova para o cargo em questão.

Casa do Concurseiro: Não contém essa informação no site.

Direção Concursos: Contém no site a informação de que os cursos são elaborados com foco no edital e na banca examinadora.

Estratégia Concursos: Contém no site a informação de que é realizada a indicação, através de análise estatística, da relevância de cada assunto, a partir da análise de concursos anteriores. 

Focus: Contém no site a opção de “curso rápido”, cujo foco são os assuntos mais cobrados pela banca examinadora do concurso. 

Gran Cursos: Não contém essa informação no site.

Agora é com você. Qual é o melhor curso para concurso, na sua opinião?

Chegamos ao fim do nosso comparativo entre preparatórios para concurso público e, como destacamos lá no início, não temos uma conclusão para te vender

Considere os critérios que apresentamos e outros que podem ser importantes para você e tire as suas próprias conclusões. Só não se esqueça do objetivo maior: a sua aprovação.

Obrigado por ter chegado até aqui. Boa sorte!

Deixe seu Comentário