Para que serve o CFC?

Todo profissional da área contábil certamente conhece o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), órgão criado há mais de 70 anos para fiscalizar o exercício da profissão de contador. Porém, é importante destacar que esta instituição não existe apenas para avaliar os contabilistas com o exame cfc e puni-los em caso de infrações, mas também para buscar melhorias à profissão, aprimorando o mercado de trabalho cada vez mais disputado entre os profissionais que passam no exame do cfc.

O CFC em primeiro lugar busca excelência na sua gestão com credibilidade e respeito como órgão de classe responsável pela regulação da profissão de contador, prezando pela emissão de normas contábeis técnicas e profissionais.

Em segundo lugar, o CFC tem como tarefa vislumbrar o cenário da profissão para o futuro e preparar o caminho para que a classe alcance um patamar cada vez mais importante no mercado, tanto no setor privado quanto no segmento público e no Terceiro Setor.

O Conselho Federal também tem o papel de preservar e ampliar o mercado de trabalho da profissão, através da fiscalização, de modo que nenhum leigo venha a ocupar a função voltada exclusivamente a profissionais formados em ciências contábeis e aprovados no exame crc.

E ainda, tanto para fiscalização quanto para melhorias necessárias, o CFC conta com o apoio de suas ramificações estaduais, sendo representado pelos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) em todos os estados brasileiros.

Além de garantir qualidade e credibilidade à profissão, o Conselho Federal de Contabilidade também é responsável pela indicação de representantes para comitês executivos dos principais fóruns e organizações internacionais da profissão como o International Accounting Standards Board (Iasb) e à International Federation of Accountants (Ifac).

Em âmbito continental, o CFC tem participação ativa no Grupo Latino Americano de Emissores de Normas Contábeis (Glenif) e na Associação Interamericana de Contabilidade, na qual brasileiros ocupam posição de destaque (presidente e vice, respectivamente). E no âmbito nacional, o CFC tem parcerias com o Tribunal Superior Eleitoral, com a Secretaria do Tesouro Nacional, com o Instituto Brasileiro de Auditores Independentes (Ibracon), entre outros.

Com informações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Equipe de redação do Arquiteto Online

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

12 − cinco =