Preparação online para concurso público. Confira os benefícios

Para quem está buscando uma preparação efetiva para concursos públicos, mas está em dúvida entre a preparação para concurso público online ou presencial, este texto é para você.

Na postagem de hoje, o Arquiteto Online promete acabar com as suas dúvidas sobre curso online para concurso público, respondendo a questões como: Vale a pena estudar online para concursos? O ensino a distância pode ser melhor do que o presencial? Por que aprender online é melhor do que presencialmente?

Porém, para que possamos começar, vamos descobrir o que se entende por preparação online para concursos. Estudar online para concursos é quando você se prepara com o auxílio da internet, fazendo uso de materiais como videoaulas, apostilas em PDFs, textos, artigos, questões e simulados. Ou seja, o estudo e acesso aos materiais pode ser feito pelo computador, notebook e até mesmo pelo celular.

Por isso, se o seu objetivo é garantir a melhor preparação para ser aprovado nos concursos mais concorridos, basta ficar atento às dicas que serão abordadas a partir de agora. 

Benefícios da preparação online para concurso público

  • Economia de tempo

Contando com um curso preparatório para concurso público online, a primeira vantagem que você vai ter é o tempo. Isso porque, ao contrário de um curso presencial, você não perderá várias horas no trânsito, enfrentando um deslocamento necessário. 

Para quem trabalha durante o dia, e precisa estudar no período noturno, os cursos online acabam sendo a melhor opção, uma vez que é bem mais seguro estudar no conforto de casa. 

  • Flexibilidade de horários 

Optando pela aula online para concurso público, você vai ser livre para se preparar quando quiser e onde quiser, no tempo que você puder. 

No ensino online, você é responsável pelos seus horários de estudos. Assim, tem total liberdade para encaixá-los na sua rotina da maneira que achar melhor. 

Neste tópico vale lembrar que liberdade não significa menos importância. Use o tempo e a flexibilidade nos estudos a seu favor, isso sem perder o foco e a disciplina. 

  • Economia financeira

Assim como tratamos a economia de tempo logo acima, chegou a hora de falarmos sobre a economia financeira. Este quesito pode ser levado em consideração, pois a maioria dos preparatórios online oferecem uma preparação completa, com facilidades de pagamento, por um valor bem menor do que os cursos presenciais. 

Outro aspecto que pode ser avaliado é a grande variedade de materiais gratuitos dispostos na internet pelos cursinhos. 

  • Interatividade 

Estudar online nem de longe significa um sinônimo de estudar sozinho. Cada vez mais, as plataformas online possibilitam a interação entre alunos e professores. Fóruns, chats e até mesmo o contato via e-mail são disponibilizados e favorecem a comunicação. 

Outro grande facilitador na comunicação dos cursinhos são as redes sociais. Muitas instituições de ensino utilizam este meio para encorajar seus alunos e compartilhar as conquistas dos seus aprovados. 

A dica preciosa aqui neste aspecto é de que na hora de escolher um curso preparatório você avalie qual o nível de interação oferecido. Como seus questionamentos são recebidos? Os professores têm algum plantão para dúvidas?

  • Estudo personalizado 

Quem estuda online conta ainda com a possibilidade de ter um plano de estudos exclusivo e personalizado, de acordo com as suas necessidades. Algumas opções de preparatório, inclusive, já liberam o acesso às videoaulas na ordem em que elas devem ser estudadas. 

Mas, caso este não seja o seu caso, você mesmo pode definir a ordem do que assistir e quando assistir, atendo às suas dificuldades. Por exemplo, se tem mais dificuldade em uma determinada matéria, como Raciocínio Lógico, pode dedicar um tempo a mais para o seu aprendizado. 

  • Gerenciamento de conteúdo 

Uma das coisas mais erradas que um aluno pode fazer é deixar de pedir ao professor para repetir determinado conteúdo porque estava anotando alguma coisa ou distraído na hora. 

Às vezes, nem mesmo os professores querem repetir algo que já foi dito e isso pode fazer o aluno perder um assunto que possa ser fundamental. 

No curso online esta barreira não existe! Você pode voltar quantas vezes quiser aos vídeos que já assistiu para relembrar um assunto, caso ele seja cobrado em uma aula posterior, ou até caso não tenha entendido de primeira.

  • Conteúdo atualizado 

A facilidade em disponibilizar conteúdos online permite que concurseiros estejam sempre atualizados quanto às inovações legislativas, doutrinárias e na jurisprudência.

Afinal, é muito mais simples carregar um conteúdo na plataforma de curso online do que realizar uma nova aula presencial de atualização, que depende da disponibilidade simultânea de vários alunos e professores.

Portanto, o estudante que escolhe fazer um curso online para concurso terá acesso a conteúdos atualizados com mais frequência do que na modalidade presencial. 

  • Desenvolvimento pessoal 

Quem decide virar concurseiro terá de desenvolver disciplina, concentração, foco, motivação e equilíbrio. Ou seja, a jornada de estudos permitirá a você evoluir, inclusive, como ser humano. Dessa forma, acaba sendo um verdadeiro trabalho de desenvolvimento pessoal.

A rotina de concurseiro exige dedicação, pois é um compromisso importante com o seu futuro. É preciso se empenhar para avançar cada vez. Por isso, é tão importante desenvolver habilidades e características que vão muito além da decoreba de conteúdos. Vejamos a importância dessas especificidades:

  • Disciplina é essencial para evitar a procrastinação e manter uma rotina de estudos;
  • Equilíbrio ajuda a conciliar compromissos como trabalho, estudo e família;
  • Concentração é uma vantagem que faz você para aprender mais em menos tempo;
  • Foco ajuda você a cumprir as etapas às quais se comprometeu;
  • Motivação para você não desistir no primeiro obstáculo e alcançar o objetivo principal.

 

  • Liderança

Outra vantagem de se estudar online é que você aprimora habilidades de liderança e gerenciamento de tempo. Afinal, você é seu próprio chefe! E isso será útil não apenas para fazer provas e ser aprovado. 

Dica de ouro: não negligencie os momentos de lazer! Bons resultados são alcançados com equilíbrio entre esforço e descanso. Estudando online você consegue conciliar os muitos aspectos da sua vida, sem sacrificar qualidade e compromisso!  

  • Liberdade para fazer as provas 

No curso online para concurso, não há pressão de professores ou colegas para que os estudantes façam as provas. Isso significa que o concurseiro ficará mais livre para participar de concursos públicos apenas quando se sentir preparado.

Sem essas pressões externas, o nível de estresse emocional dos estudantes online fica bem mais baixo do que aqueles que frequentam cursos presenciais.

Por essa razão, a modalidade online é uma opção mais tranquila, menos estressante para os alunos, o que definitivamente contribui para a aprovação!

 

 

Deixe seu Comentário