Prova de português em concursos: como gabaritar

Se você quer conquistar uma vaga neste ano, veio ao lugar certo! No texto de hoje você vai saber tudo sobre provas de concurso público, mais especificamente prova de português para concurso e ainda vamos te dar algumas dicas de como estudar português para concurso, sugerindo até mesmo um cronograma para estudar português para concurso para você saber por onde começar a estudar português para concurso. Acompanhe a seguir!

Prova de português em concursos

A disciplina de língua portuguesa com toda certeza é a que mais aparece em provas de concurso,  por isso antes de começar a se preparar não se esqueça de ler todo o edital de seu concurso mais de uma vez. Esta é a melhor referência para você saber quais tópicos serão cobrados na prova de português e quais temas poderão ser deixados de lado dentro da sua rotina de estudos. A seguir vamos te dar algumas dicas, acompanhe no texto!

Dicas de como estudar português para concurso

A nossa primeira dica é que você leia bastante, pois o português é um dos temas que mais eliminam candidatos se levarmos em conta a parte de ortografia em uma redação. Basta um simples erro nesse quesito e o corretor saberá se você não lê muito ou não se preocupa com o conteúdo que foi apresentado na prova. Por isso, é muito importante manter um hábito de leitura até mesmo antes de começar a estudar o conteúdo do edital. Leia revistas, livros, sites, jornais, e procure evitar o conteúdo das redes sociais – pois ele pode conter muitos erros gramaticais e ortográficos. Essa tática ajudará na sua capacidade de interpretação de textos, que com certeza será cobrado em sua prova.

Porém, não se esqueça que a língua portuguesa é cheia de detalhes, sutilezas e condições que podem passar despercebidas. Por isso, para você memorizar e aprender essa disciplina é preciso variar seus métodos de estudo além da simples leitura. Assista vídeos, resolva questões de provas anteriores, leia o conteúdo de suas apostilas ou livros em voz alta e depois tente explicar o que aprendeu para outra pessoa. Essas atitudes farão a diferença nos seus estudos, não deixe a sua preparação ficar monótona.

Uma muito valiosa é não descuidar do uso da crase, esse tema deve ser dominado por você, pois ele costuma ser muito cobrado na prova de português nos concursos. A fusão do artigo feminino com a preposição “a” costuma confundir muita gente e pode ser critério de desempate para você conquistar a sua vaga. É importante fazer uma revisão de todos os casos em que a crase é utilizada, prestando atenção especial às exceções e às situações onde uso é facultativo.

Outro ponto de destaque em uma prova de português é o uso e a conjugação do verbo “haver” e isso se deve ao fato de que existe um equívoco muito comum no uso dessa palavra no plural para expressar o sentido de ocorrência ou existência, como por exemplo na frase incorreta: “haviam muitos pratos vazios na mesa”. Você deve conhecer os casos em que esse verbo é impessoal, assim sendo a versão certa do nosso exemplo é: “havia muitos pratos vazios na mesa”.

Você deve compreender também o uso de onde/aonde, tome muito cuidado com as palavras “aonde” e “onde”, pois não há muita distinção do significado de ambas quando usamos a língua falada. Mas, na escrita isso é diferente. O termo “aonde” é usado somente em orações que incluem a ideia de movimento ou mudança, como na frase: “aonde você foi?” – nesse caso o “a” tem o sentido de “para”. Por outro lado, a palavra “onde” possui sentido fixo e geralmente é usada para indicar o local onde algo (ou alguém) está, por exemplo: “onde fica o mercado?”.

É recomendado também que você marque as palavras-chave no enunciado de cada questão. Essa é uma técnica simples, mas muito eficiente para não cometer erros de interpretação. Sublinhe ou circule os verbos de comando (explique, comente ou justifique) para ter certeza do que está sendo pedido, reduzindo as chances de cometer erros. Você também pode aplicar essa técnica ao estudar o conteúdo do edital, use várias cores de marcadores diferentes para destacar as partes mais importantes do que leu, isso facilitará a memorização dos detalhes.

Por fim, você deve estudar as matérias na sequência correta, pois as questões de concursos em geral exigem mais do que compreensão e interpretação, explorando principalmente alguns detalhes gramaticais que eliminam muitos candidatos. Sendo assim, sugerimos o seguinte roteiro:

O que estudar de português para concurso

  • Fonologia (estudo dos fonemas, ortografia e acentuação);
  • Morfologia (formação e estrutura das palavras);
  • Sintaxe (termos da oração, pontuação, concordância e regência);
  • Semântica (denotação, conotação e polissemia);
  • Estilística (processos de manipulação e função da linguagem).

Cronograma para estudar português para concurso

Como mencionamos anteriormente, você pode se organizar para estudar para prova de português utilizando um cronograma. É só seguir os passos listados abaixo:

  • Em uma folha em branco faça uma coluna com horário e outra com os dias da semana;
  • Depois escreva os seus compromissos diários: deslocamento, trabalho, faculdade, atividade física, entre outros;
  • Então, defina o seu horário exclusivo para o estudo;
  • A seguir escreva as disciplinas e a forma de estudo (exercício, PDF, livro, curso presencial ou on-line, etc);

É importante que o seu planejamento seja detalhado e completo. Insira todos os seus compromissos, inclusive festas e eventos. E no dia que for estudar português para concurso escreva o assunto. Por exemplo: crase, quarta concordância nominal, entre outros. Mas você deve ser realista com o seu cronograma, se você tem 2 horas para estudar, não marque 4 ou 5. Isso ajudará a manter a produtividade e também a aliviar sua ansiedade ou nervosismo antes de encarar a prova de português no próximo concurso público.

Finalizando, para saber mais sobre as vagas que estão abertas e as oportunidades que ainda vão surgir, você poder uma lista completa acessando o post concursos públicos 2021. E se você quer saber sobre o que estudar nas outras disciplinas presentes no edital, acesse o texto o que cai nas provas de concurso.

Deixe seu Comentário