Quais os principais cargos esperados para o próximo concurso da PM MG?

Entre os certames realizados pelas Polícias Militares ao redor do Brasil, o concurso PM MG costuma ser um dos mais aguardados, seja pela grande quantidade de vagas que costuma disponibilizar, pelos ótimos salários que oferece aos aprovados, ou ainda pela satisfação de poder atuar em uma das organizações mais respeitadas e conceituadas do país. E para dar uma dose de otimismo a todos que estão ansiosos por uma nova seleção do órgão, preparamos esse post especial, contando tudo o que já sabemos sobre um possível edital concurso PMMG 2022.

Uma das principais expectativas é a de que se repita o que vem acontecendo nas últimas edições, com as funções de Soldado e Oficial sendo contempladas no documento, e dentro delas espera-se que algumas especialidades como Auxiliar de Comunicações, Auxiliar de Motomecanização de Viaturas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Análises Clínicas, entre outras, estejam presentes.

Porém, como não podemos ainda confirmar quais serão as especialidades com oportunidades disponíveis no próximo concurso Polícia Militar MG, então vamos focar no que as funções têm em comum, seja no que diz respeito a requisitos básicos para poder participar, atribuições e remunerações.

Cargos oferecidos no concurso PM MG 2022

Antes de qualquer coisa, vale mais uma vez ressaltarmos que, como ainda não existem informações oficiais, estamos tomando como base os últimos concursos Policia Militar de Minas Gerais realizados para imaginarmos como será o próximo, muito embora realmente as chances de muitas características se repetirem, inclusive no que diz respeito aos cargos disponibilizados, sejam altíssimas.

A começar pelos requisitos básicos para fazer tanto a prova oficial PMMG como também a de Soldado, que são muito semelhantes entre as duas funções, tendo apenas uma pequena diferença quando se trata do nível de escolaridade, conforme pode ser visto na lista abaixo:

  • ser brasileiro(a);
  • possuir nível superior de escolaridade (Soldado) / nível superior em Direito ou da especialidade na qual vier a se inscrever para a disputa de uma vaga (Oficial);
  • estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
  • ter entre 18 (dezoito) e 30 (trinta) anos de idade;
  • possuir idoneidade moral;
  • ter altura mínima de 1,60m (um metro e sessenta centímetros);
  • ter sanidade física e mental;
  • ter aptidão física;
  • ser aprovado em avaliação psicológica;
  • não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar;
  • não ter sido exonerado ou demitido da PMMG, de outra instituição militar estadual ou das Forças Armadas; não ter dado baixa no conceito “C” nos termos do Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais.

Atribuições Soldado PM MG

Se a sua vontade é a de buscar uma vaga de Soldado no concurso PMMG 2022, saiba que a principais missões da função são executar atividades de policiamento ostensivo, a fim de prevenir e reprimir a criminalidade, garantindo assim a ordem e a segurança pública, e promovendo os direito fundamentais para o alcance da paz social; e trabalhar em contato cotidiano com o público, de forma individual ou em equipe, sob supervisão permanente, em ambiente de trabalho que pode ser fechado ou a céu aberto, a pé, montado ou em veículos, em horários diversos (diurno, noturno ou em rodízio de turnos).

Porém, existem também as descrições sumárias, de acordo com cada estágio pelo qual o concursado passará. Durante o Curso de Formação de Soldados, por exemplo, quando ocupará o posto de Soldado de 2ª Classe, será necessário exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, entre outras, conforme normas em vigor e regulamentos da EFSd/APM.

Após encerrado o período do Curso de Formação, já como Soldado de 1ª Classe, as atribuições são as seguintes:

Atividades Administrativas

  • confeccionar relatórios;
  • participar de solenidades cívico-militares;
  • ministrar palestras e/ou treinamentos;
  • participar de treinamentos.

Atividades Operacionais

  • atender ocorrências;
  • realizar abordagens de indivíduos e de veículos em atitudes suspeitas;
  • realizar policiamento ostensivo, preventivo e repressivo;
  • efetuar prisão em flagrante;
  • executar operações policiais;
  • cumprir mandados judiciais.

Atribuições Oficial PM MG

Agora, se ao participar do PMMG concurso seu objetivo é conquistar uma oportunidade na função de Oficial, é importante saber que as atribuições são distintas de acordo com cada posição, conforme for sendo alcançada. Enquanto Cadete, durante o Curso de Formação de Oficiais, por exemplo, haverá exercício de atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do CFO, conforme normas em vigor e regulamentos da EFO/APM, dentre outras.

Já no caso do Aspirante a Oficial, é necessário exercer atividades inerentes aos oficiais subalternos (Tenentes), respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos, instruções e no plano de arregimentação.

E, uma vez alcançando a patente de Tenente, haverão atividades operacionais, administrativas, jurídicas-militares, de ensino e treinamento, além de algumas outras de âmbito geral, a serem exercidas pelo futuro aprovado no concurso Polícia Militar de Minas Gerais.

Como se preparar para o concurso PM MG?

Para ter reais chances de garantir uma vaga no futuro concurso PM MG, é fundamental investir na sua preparação. E para isso não é preciso esperar até que o novo edital seja publicado, muito pelo contrário, quanto antes você começar melhor. Por isso sugerimos que conte com o auxílio do melhor preparatório online para concursos.

Com ele você poderá assistir videoaulas que apresentam os conteúdos que realmente serão cobrados nas provas, além de praticar resolvendo questões de prova PMMG anteriores. Acredite, isso irá te ajudar muito na missão de antecipar os estudos, mas não apenas isso, irão contribuir para que essa antecipação seja de fato efetiva, te deixando com grande vantagem em relação aos concorrentes.

E fique sempre ligado aqui no blog “Arquitetando Sua Carreira”, seja para descobrir quando o concurso PMMG inscrições abrirão, para saber em primeira mão qual será a banca organizadora PMMG, e até mesmo para acompanhar o gabarito da prova da PMMG quando o mesmo for divulgado.

No mais, desejamos a você bons estudos e sucesso na busca pela realização do sonho de conquistar uma das vagas no concurso PM Minas Gerais.

Deixe seu Comentário