Quais são as etapas das provas do concurso da PF?

Se você, assim como nós, também está aguardando ansiosamente pelo concurso policia federal, temos uma excelente notícia.

Isso porque, o tema de hoje aqui no blog Arquiteto Online é a prova da policia federal e suas etapas de avaliação.

Então, se você quer ficar por dentro do assunto, basta acompanhar o texto abaixo. Boa leitura!

 

Sobre o concurso da PF

Caso você não tenha se atualizado sobre as últimas notícias do mundo dos concursos públicos, é bom saber que a Polícia Federal divulgou seu último edital ainda em 2021.

Na ocasião foram oferecidas 1.500 vagas de nível Superior para os cargos de Agente de Polícia Federal, Escrivão, Delegado e Papiloscopista.

Desta forma, uma nova seleção para estes cargos deve estar um pouco mais distante de acontecer…

Porém, se o que te interessa é o concurso agente administrativo pf basta contar com mais um pouquinho de paciência.

Esta seleção, que deve ser realizada em 2022, é uma das mais aguardadas entre os concurseiros, pois a Polícia Federal sempre oferece boas oportunidades, com altos salários e ótimos benefícios.

Assim, para o próximo concurso pf  na carreira administrativa, estão sendo esperadas cerca de 557 vagas de níveis Médio e Superior, com a seguinte distribuição:

– 404 vagas para Agente Administrativo – Nível Médio – R$ 4.710,06

– 153 vagas para cargos de nível Superior, com remuneração de até R$ 4.692,55

 

Carreira de Agente Administrativo

Antes de se candidatar a uma vaga como Agente Administrativo PF é sempre bom estar por dentro da rotina para cargo.

Por isso, para que você possa saber quais são as atribuições da função, trouxemos abaixo um breve resumo sobre as atividades quem devem ser desempenhadas por este profissional.

O agente administrativo da Polícia Federal não trabalha na investigação, mas sim em áreas que envolvem a parte administrativa como por exemplo, Recursos Humanos, Setor de Patrimônio, Departamento Financeiro, Licitações e Contratos, entre outras.

O servidor também  pode atuar em delegacias de migração, fazendo a emissão de passaporte ou junto aos Peritos. Outro local que também possui servidores administrativos, é a Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos. Neste caso os agentes administrativos apoiam o processo de concessão de porte de arma.

Esses servidores possuem carga de trabalho de 40 horas semanais e são contratados em regime estatutário, que assegura a estabilidade.

E agora que você já sabe um pouquinho sobre o que esperar, no que diz respeito aos cargos,  nível de escolaridade e remuneração, chegou a hora de conferir algumas informações sobre as etapas de avaliação. Vamos lá?

 

Etapas de avaliação no concurso da Polícia Federal

Para você, que sonha em obter sucesso na prova pf, separamos abaixo alguns detalhes importantes sobre o processo de avaliação dos candidatos durante o concurso público.

Porém, como o edital ainda não foi publicado, resgatamos as exigências contidas no concurso pf edital 2013, que teve organização do antigo Cespe.

Na época, os candidatos foram avaliados da seguinte forma:

a) exame de habilidades e conhecimentos aferidos por meio de aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos, sob a responsabilidade do CESPE/UnB; e

b) exame de habilidades e conhecimentos aferidos por meio de aplicação de prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório para os cargos de nível superior, sob a responsabilidade do CESPE/UnB.

A prova objetiva concurso pf para o cargo de Agente Administrativo foi composta por 120 questões distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Atualidades, Noções de Direito Administrativo e Noções de Direito Constitucional.

Para os cargos de nível Superior, a exigência também foi de 120 questões, que avaliaram os conhecimentos dos participantes nas disciplinas básicas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo e Noções de Direito Constitucional. Além disso, os candidatos também enfrentaram questões específicas, relacionadas a área de atuação.

Já a prova discursiva foi composta por redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relativos aos conhecimentos específicos dos respectivos cargos.

 

O que estudar para o próximo concurso da PF

Como o último concurso para a área administrativa foi realizado há bastante tempo, é esperado que o conteúdo programático seja atualizado e traga assuntos diferenciados para compor a prova.

E com o objetivo de que você possa antecipar seus estudos e sair na frente da concorrência, trouxemos abaixo uma lista de disciplinas que sinalizam o que cai na prova da pf:

Conhecimentos Básicos (50 questões)

Português

Noções de Informática

Raciocínio Lógico

Atualidades

Noções de Direito Administrativo

Noções de Direito Constitucional

 

Conhecimentos Específicos (70 questões)

Noções de Administração Pública

Noções de Administração Financeira e Orçamentária

Noções de Gestão de Pessoas nas Organizações

Noções de Arquivologia

Noções de Administração de Recursos Materiais

Legislação Aplicada à Polícia Federal

 

Como se preparar para o concurso da Polícia Federal

Com o maior número de vagas a serem ofertadas, a carreira de Agente Administrativo deve atrair boa parte do número de inscrições, o que influenciará diretamente na concorrência.

Por isso, o segredo para conquistar uma das vagas é investir em uma boa e completa preparação, que pode ser proporcionada por um curso para concurso polícia federal.

 

Último concurso da PF – Carreira Administrativa

A seleção foi realizada em 2013 pelo Cebraspe (na época Cespe) e perdeu a validade em junho de 2018. A oferta foi de 566 vagas para cargos de níveis médio e superior da área administrativa.

Deste total, 534 vagas eram de nível médio para agente administrativo, em diversos estados, além do Distrito Federal. Mas, também houve oferta de 32 vagas de nível superior nas funções de Administrador, Arquivista, Assistente Social, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico e Psicólogo.

Todos os candidatos foram avaliados com prova objetiva e houve ainda prova discursiva para nível superior. A seleção contou com 324.497 inscritos.

Enfim, após conferir todo este conjunto de informações sobre o futuro concurso para a Polícia Federal, esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre a carreira.

Nosso conselho de última hora é que, enquanto o edital não sai, você se dedique e invista pesado na sua preparação. Afinal, o certame para a PF pode ser considerado um dos mais concorridos.

Deixe seu Comentário