Quantas horas por dia é preciso estudar para ser aprovado em concursos públicos?

A resposta para a pergunta que dá título a esse post é muito relativa. O tempo que cada pessoa tem disponível para estudar é muito particular. Há quem consegue se dedicar apenas a esse propósito, tendo então muitas horas livres para serem usadas. Em contrapartida, há quem precise conciliar emprego, faculdade ou outras atividades, restando então poucas horas. Então de antemão pedimos desculpas, mas não iremos efetivamente responder quantas horas por dia é preciso para ser aprovado em concursos públicos, mas sim como utilizar as horas que você tem disponíveis com o máximo de qualidade.

Quanto tempo estudar para ser aprovado em concursos públicos?

Vamos repetir o que dissemos anteriormente pois vale a pena… Qual é a pergunta correta a se fazer: Quanto tempo por dia estudar para concurso? Ou, como utilizar as horas que tenho disponíveis para estudar para concurso com eficiência? Se você quer realmente ser aprovado em concursos públicos certamente a segunda pergunta é a mais coerente. Portanto, você deve sim se preocupar com quantas horas semanais estudar para aprovação em concurso, mas não tanto quanto você imagina.

Então, resumindo, o importante mesmo, independe de quanto tempo se tem disponível, e sim de como esse tempo é utilizado. A questão então deixa de ser quantidade e passa a ser qualidade. É comum que pessoas com oito ou mais horas disponíveis não tenham o mesmo sucesso daquelas que têm apenas duas ou três horas, por exemplo. Isso se deve ao fato de saber utilizar o tempo eficazmente.

Há ainda o detalhe do edital. Se o do concurso público para o qual você quer buscar uma vaga já estiver publicado, obviamente que o tempo hábil para se preparar será menor, portanto, maior será a necessidade de fazer bom uso das horas que tiver disponível. Agora, se trata-se de um certame ainda sem edital publicado, as coisas ficam um pouco mais tranquilas, pois mesmo que o seu tempo para estudar seja escasso, ainda assim ele será suficiente, uma vez que você estará simplesmente antecipando a preparação.

Curso online para ser aprovado em concursos públicos!

Esteja o concurso a poucos meses de acontecer ou ainda sem uma data confirmada, uma coisa é certa, você precisa deixar sua preparação poderosa contando com o auxílio de um curso online. Pois não, não basta apenas ser focado, organizado e disciplinado, muito embora essas sejam características fundamentais em um concurseiro que quer ser aprovado, investir em um bom preparatório pode ser fundamental para abreviar aquela dúvida sobre quanto tempo demora para passar em concurso público.

Assista videoaulas

No curso online você será conhecerá o caminho mais curto e eficiente para ser aprovado, uma vez que poderá assistir videoaulas organizadas em formato de plano de estudos, apresentando apenas o que importa, ou seja, conteúdos que realmente serão cobrados nas provas. Algo que você não consegue lendo aquelas apostilas com centenas de páginas, por exemplo.

As videoaulas são em sua maioria de curta duração, tempo suficiente para que um determinado assunto seja iniciado e encerrado. Portanto, se você quer saber como montar um cronograma de estudos, já comece por aí. Confira em média quanto tempo terão as videoaulas, e divida entre as horas que tem disponíveis para estudar.

Mas aqui vai uma orientação, na realidade mais um conselho, não vá além do seu limite ao assistir as videoaulas, ou ao estudar de um modo geral. Nós não somos capazes de responder a pergunta “quantas horas de estudo por dia o cérebro aguenta?“, mas podemos assegurar que se você for além do seu limite, simplesmente estará estragando sua preparação, já que, uma vez com o cérebro cansado, todo o conteúdo que você assistir a partir de então simplesmente não será mais assimilado, e depois você terá que invariavelmente assistir novamente aquela mesma aula.

Então, assista uma quantidade de videoaulas, se notar que está começando a ficar cansativo, descanse, tira um tempo para relaxar, e depois retome. Dessa forma, pode ter certeza, o estudo será muito mais benéfico.

Resolva questões

Esse é mais um método que, sem sombra de dúvidas, deve fazer parte do seu cronograma de estudos. Afinal de contas, de que adianta assistir videoaulas e não colocar em prática o conhecimento adquirido, certo? É comprovado que estudar resolvendo questões é uma das maneiras mais eficazes de se preparar. Afinal de contas, como diz aquele famoso ditado, e que pode ser tranquilamente encaixado nessa situação: “A prática leva à perfeição!”. Mais uma vez mostrando que não importa quantas horas por dia de estudo para passar em concurso são necessárias e sim como fazer bom uso delas.

O melhor curso online para concursos também te ajudará nisso, pois além das videoaulas ele também oferece acesso a uma plataforma de questões com um acervo contendo milhares de questões de concursos públicos, incluindo, é claro, gabarito. Assim você poderá treinar, conferir qual linha de raciocínio deve ser seguida, saber quanto tempo está levando para responder cada questão, criar simulados para, como o próprio nome já diz, simular como seria seu desempenho no dia da prova, enfim. Mais uma forma de deixar sua preparação fortíssima.

Dessa forma podemos, mesmo que apenas em termos, responder a pergunta que dá título ao post dizendo que quanto tempo é necessário estudar para passar em um concurso vai depender de ninguém mais além de você mesmo. Mas tudo será amplamente facilitado caso você consiga seguir os conselhos passados no decorrer do texto, principalmente se você busca a melhor maneira de como estudar para concurso sozinho.

Não entenda a aquisição do curso preparatório como um gasto e sim como um investimento, pois certamente, tenha você muito ou pouco tempo para estudar, poder contar com a ajuda das videoaulas e da plataforma de questões fará toda diferença em seu desempenho e, consequentemente, na sua aprovação.

Ter quantas horas líquidas estudar para concurso forem possíveis é muito bom, mas nunca se esqueça, sejam duas ou oito, o que vai realmente fazer diferença é a maneira como você irá fazer uso delas. No mais, confie em você e com certeza logo o sonho de conquistar uma vaga será alcançado.

Deixe seu Comentário