Quanto tempo leva para ser aprovado em um concurso público?

Se você começou a estudar para concurso público agora, saiba que é perfeitamente normal se sentir ansioso nesta ocasião, principalmente, no que diz respeito ao tempo dedicado aos estudos até a tão sonhada aprovação. 

E se você deseja se tornar um concurseiro de carteirinha e já está se questionando sobre quanto tempo leva para ser aprovado em um concurso público ou mesmo gostaria de conhecer técnicas para ser aprovado em concurso publico, fique tranquilo. Hoje, nós do Arquiteto Online, estamos aqui para comentar sobre o assunto. 

Para começar, você precisa entender que a duração dos estudos é extremamente relativa e pode durar meses ou anos, dependendo de diversos fatores. Vamos conhecê-los?

Fatores que interferem no tempo de aprovação em concurso

Grau de escolaridade do concurso 

Aqui não tem mistério: concursos de nível fundamental possuem um conteúdo programático mais simplificado, o que demanda um tempo de estudo menor; concursos de nível médio possuem uma ementa, como o próprio nome já diz, mediana; já os concursos de nível superior exigem um conhecimento mais elaborado até mesmo em áreas distintas como as disciplinas de Direito Administrativo e Direito Constitucional, cobrada na maioria deles. 

Concorrência (quantidade de vagas x número de candidatos) 

É uma questão de matemática básica. Quanto maior o número de candidatos por vaga, menor a possibilidade de ser aprovado. Isso quer dizer que, se você pensa em tentar um concurso concorrido, saiba que o seu tempo de preparação deve ser proporcional à concorrência. Em outras palavras, será necessário se dedicar, e muito. 

Extensão do conteúdo programático 

Como já mencionamos anteriormente, quanto maior o volume do conteúdo programático, maior será o tempo exigido para a sua preparação. Isso porque, alguns conteúdos são tão extensos que trazem conteúdos nunca nem vistos por boa parte de seus participantes, o que impacta ainda mais no tempo de estudos. 

Fatores pessoais 

Neste tópico, tudo o que você precisa saber é que a “qualidade” do seu estudo influencia diretamente no seu tempo de preparação. Você consegue se dedicar totalmente aos estudos de forma profunda? Sem interrupções? Quantas horas de estudo pretende dedicar diariamente/semanalmente? A quantidade de horas é suficiente para abranger todos os conteúdos do edital até a data da prova?

Para que você tenha uma pequena estimativa sobre o tempo de preparação para os concursos públicos, consideramos as informações abaixo:

Em concursos de menor nível/menor porte/concorrência – em torno de um ano

Em concursos de maior nível/maior porte/concorrência – pode chegar a mais de dois anos

Como evitar a ansiedade durante os estudos

Uma das dicas para ser aprovado em concurso publico é trabalhar a ansiedade que vem junto com a preparação. 

Para isso, separamos abaixo alguns conselhos que devem ser considerados parte dos métodos eficazes para ser aprovado em concurso.

Porém, em primeiro lugar, é necessário que você compreenda que a ansiedade estará presente em boa parte da sua jornada de preparação, isso porque não é fácil lidar com incertezas das data das provas, com as cobranças de si mesmo e da família, muito menos com a falta de recursos, que é padrão entre os que decidem prestar concurso.

Então, nessa trajetória de estudos, é importante conhecer os sentimentos, ressignificar sensações ruins e respeitar os seus próprios limites. 

Nesse sentido, separamos 10 dicas simples que podem, e vão, facilitar a sua rotina de concurseiro:

Dias produtivos x improdutivos

Você já deve ter ouvido falar que o nosso aprendizado não é linear. Assim, é importante saber que nem todos os dias serão bons para os estudos.Nem todos os dias a sua capacidade de concentração estará em alta. Mesmo assim, está tudo bem! 

Faça respiração diafragmática

A respiração diafragmática é aquela realizada pela barriga. Ela é muito importante para equalizar a troca de gases. Essa respiração tranquiliza as pessoas e ajuda a regular o organismo e o sistema nervoso. Por isso, parar e respirar profundamente é de fundamental importância para baixar a ansiedade. 

Evite pensamentos negativos

É inevitável. Uma hora ou outra, os pensamentos negativos irão surgir. Faz parte do processo e da nossa existência humana. Porém, quando isso persistir em acontecer, busque se distrair. 

Aposte na alimentação

Alimentos ricos em triptofano, como banana, peixe, grão de bico, tomate e mel, ajudam no combate e na prevenção de estados de  ansiedade, depressão, estresse e até mesmo distúrbios do sono. 

Regule seu sono

Prepare-se para o momento de dormir, com o objetivo de obter um estado de relaxamento profundo e reparador. Para isso, desligue os aparelhos eletrônicos, ao menos, duas horas antes de dormir e suavize as suas atividades. 

Faça pausas necessárias

Ninguém é de ferro e, por isso, as pausas durante o período de estudos são necessárias. Pode ser uma pausa para tomar água, para ir ao banheiro, para fazer um lanche, para respirar. O importante é você se desconectar um pouco das redes sociais, dos celulares e, eventualmente, dos estudos. Com as pausas, você une o cuidado com a sua saúde mental e com a sua saúde física. 

Pratique atividade física

Por mais que você não goste, as atividades físicas ajudam a regular o seu organismo e promovem a saúde. Elas podem ser encaixadas durante a sua rotina nos momentos de pausas, ou ainda aos finais de semana. Para que você consiga obter uma consistência nos exercícios, procure optar por uma atividade que goste. 

Ouça música

Não é de hoje que a música pode ser uma grande aliada aos estudos. Diversas plataformas de streaming possuem playlists específicas para te ajudar a manter o foco e concentração. 

Afaste-se de pessoas tóxicas 

Procure manter ao seu lado pessoas que apoiam o seu sonho e respeitam a sua rotina de preparação. Afaste-se de quem critica a sua postura de estudante ou te desmotiva de alguma forma. 

Invista em um curso para concurso

Contar com o auxílio de profissionais especialistas em aprovação faz você se sentir mais seguro, além de otimizar o seu tempo. Ao optar por um curso preparatório para concurso você terá à sua disposição tudo o que precisa para conquistar a sua aprovação. 

Agora que você já conferiu todas as nossas dicas, esperamos que conquiste a aprovação muito em breve. Bons estudos!

 

Deixe seu Comentário