Tudo o que você precisa saber para ser aprovado no próximo concurso da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é certamente um dos órgãos mais conhecidos e respeitados do Brasil, não a toa são milhares as pessoas que sonham conquistar uma vaga em seu quadro de funcionários, afinal de contas, é a possibilidade perfeita de unir a oportunidade de atuar numa instituição tão importante, com a realidade de receber salários muito atraentes. Porém, claro, para isso é necessário ser aprovado no concurso da Anvisa.

Ainda não é possível afirmar quando o novo edital da Anvisa será publicado, consequentemente, também não existe uma data para abertura de inscrições, conteúdo programático, ou qualquer outro detalhe. Porém, tendo em vista que o último certame aconteceu em 2016, e levando-se em conta o atual déficit de servidores, são grandes as chances de que tenhamos novidades ainda em 2021. Neste post contaremos tudo o que já sabemos.

Situação do Concurso da Anvisa 2021

Bom, o atual status do concurso público da Anvisa para 2021 segue sendo “previsto”, porém, a solicitação de autorização para abertura de inscrições já foi feita ao Ministério da Economia por Antonio Barra Torre, Diretor-Presidente do órgão. De acordo com ele, devido a chegada da aposentadoria de uma série de servidores, a Agência, conforme já havíamos mencionado anteriormente, sofre com o déficit, podendo inclusive entrar em colapso.

Isso sem contar que ter pessoal para atender a população da melhor maneira possível, principalmente durante o período que vivemos às voltas com a pandemia de Covid-19, é fundamental, uma vez que a Agência oferece serviços indispensáveis.

Foram solicitadas, a princípio, pelo menos 94 vagas, para que a situação possa se tranquilizar momentaneamente. Porém, há boas chances de que esse número possa ser ainda maior, com oportunidades distribuídas entre os cargos de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, Analista Administrativo, Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária, e Técnico Administrativo.

Se as características do novo edital do concurso da Anvisa forem iguais às do último, os aprovados serão lotados na sede da Agência, localizada em Brasília.

Atribuições dos Cargos

Como você viu acima, falamos sobre quais deverão ser os cargos do concurso da Anvisa oferecidos, mas antes de previamente definir para qual deles irá se inscrever, é importante saber quais são suas atribuições e os níveis de escolaridade exigidos para concorrer, conhecendo assim um pouco mais sobre aquela que poderá ser sua futura carreira.

  • Técnico Administrativo – Nível Médio Completo

– exercer atividades administrativas e logísticas de nível intermediário, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da Anvisa, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades;

–  implementar e executar planos, programas e projetos relativos às atividades de regulação; subsidiar e apoiar tecnicamente as atividades de normatização e regulação;

– subsidiar a formulação de planos, programas e projetos relativos às atividades inerentes à Anvisa.

  • Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária – Nível Médio Completo

– dar suporte e apoio técnico especializado às atividades de regulação, inspeção, fiscalização e controle das instalações físicas, da produção e da comercialização de alimentos, medicamentos e insumos sanitários, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades;

– fiscalizar o cumprimento das regras pelos agentes do mercado regulado;

– orientar os agentes do mercado regulado e ao público em geral, além de executar outras atividades finalísticas inerentes ao exercício da competência da Anvisa.

  • Analista Administrativo – Nível Superior Completo específico nas áreas de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, T.I., Pedagogia, Psicologia.

– realizar atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da Anvisa, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.

  • Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária – Nível Superior Completo específico nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Biologia, Biomedicina, Nutrição, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Odontologia, áreas de Engenharia, Física, Química, entre outras.

– regular, inspecionar, fiscalizar e controlar as instalações físicas da produção e da comercialização de alimentos, medicamentos e insumos sanitários, bem como implementar políticas e realizar estudos e pesquisas respectivos a essas atividades;

– formular e avaliar planos, programas e projetos relativos às atividades de regulação;

– elaborar normas para regulação do mercado; planejar e coordenar ações de fiscalização de alta complexidade;

– gerenciar, coordenar e orientar as equipes de pesquisa e de planejamento de cenários estratégicos;

– fazer a gestão de informações de mercado de caráter sigiloso;

– orientar os agentes do mercado regulado e o público em geral; executar outras atividades finalísticas inerentes ao exercício da competência da Anvisa.

O que estudar para ser aprovado?

Não é porque ainda não existe uma data confirmada de lançamento do edital ou de abertura das inscrições que você deve relaxar. Muito pelo contrário! Por se tratar de um dos certames mais disputados do país, estar bem preparado é fundamental, para isso é extremamente importante antecipar os estudos.

Sim, nós sabemos que sem edital não há conteúdo programático, mas isso não é empecilho, é perfeitamente possível saber o que estudar para o concurso Anvisa usando como parâmetro o que foi cobrado na prova anterior.

Portanto, é conhecido que caíram na avaliação questões envolvendo conteúdos de disciplinas como Língua Portuguesa, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, e Ética no Serviço Público, isso entre as chamadas Conhecimentos Básicos. Já para os Conhecimentos Específicos tivemos Noções de Administração, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, e Legislações Específicas.

É evidente que no novo concurso pode acontecer de algumas disciplinas além desses fazerem parte do conteúdo programático, mas tendo as acima citadas como base, já se tem um direcionamento de por onde começar. Certo?

Além das provas objetivas, muitos se perguntam se os concursos da Anvisa exigem dos candidatos a produção de uma redação. E a resposta é sim! Mas provavelmente apenas para quem for concorrer aos cargos de Técnico, tendo essa etapa, inclusive, caráter eliminatório e classificatório. E exatamente por isso a disciplina de Atualidades tem grandes chances de também aparecer no conteúdo programático do edital.

Para se ter uma noção, no último certame, a matéria abordava assuntos como: tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, ecologia e suas inter‐relações.

Quer um conselho de amigo? Invista no melhor curso para concurso Anvisa, pois ele já apresenta os conteúdos que mais têm chances de serem cobrados, e todos organizados em formato de plano de estudos, ou seja, você não precisará sequer preocupar-se em perder tempo elaborando um cronograma.

E continue sempre atento aqui no blog, pois assim que sair a autorização, a banca organizadora do concurso da Anvisa for definida, e o edital finalmente publicado, faremos uma nova postagem contando todos os principais detalhes!

Deixe seu Comentário